O que faz um Ministro da Fazenda, cargo ocupado por Haddad até fevereiro?
Diogo Zacarias/MF
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/01/2026 - O ministro Fernando Haddad confirmou sua saída do Ministério da Fazenda, deixando o cargo até fevereiro. Segundo ele, o momento exato será definido depois do dia 11 de janeiro, quando retornar de férias e conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A expectativa de analistas era que ele deixasse o governo até o início de abril para ser candidato ou ao governo de São Paulo ou a uma vaga no Senado, porém Haddad reafirmou que não pretende ser candidato a nada, mas que quer ajudar na reeleição do presidente Lula.
Leia também: Neste momento, não tenho intenção de ser candidato em 2026, diz Haddad
Ministério da Fazenda
O Ministério da Fazenda é o órgão responsável pela definição e pela execução da política econômica nacional. Criado em 1808, após a chegada da família real ao Brasil, esse ministério passou por várias transformações e hoje desempenha um papel fundamental na gestão da economia nacional, impactando de forma direta a vida econômica dos brasileiros.
Entre as suas funções está o planejamento e a execução da política fiscal, a formulação e a implementação da política tributária, além de atuar na gestão da dívida pública e a elaboração do orçamento da União, que define como os recursos públicos serão alocados e gastos ao longo do ano.
A Reforma Tributária proposta pelo governo (com participação do ministério), que possibilitou a isenção de pagamento do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil, é um importante exemplo de atuação dessa pasta.
Também o ministro da Fazenda participa da formulação da meta de inflação no Conselho Monetário Nacional (CMN), ao lado do presidente do Banco Central e do(a) ministro(a) do Planejamento e Orçamento. Os membros do CMN reúnem-se uma vez por mês para tratar de temas ligados ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e sobre política monetária e crédito.
Além disso, o Ministério da Fazenda também atua no diálogo com organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
Leia também: Haddad anuncia que Receita vai criar delegacia de combate ao crime organizado
Importância do cargo
Quando o ministério realiza uma boa gestão das receitas e despesas públicas, contribui para a estabilidade econômica, que, por outro lado, resulta em um ambiente favorável para investimentos, sendo vital para atrair investidores tanto nacionais quanto internacionais, fundamentais para o crescimento econômico.
Leia também: Operações da PF chegam à 'cobertura' do crime organizado, diz Haddad
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
