Pix ganha nova função: veja quando começa a funcionar e como usar

Foto: Adobe Stock

Botão estará disponível diretamente no aplicativo da instituição financeira em que o cliente mantém conta - Foto: Adobe Stock
Botão estará disponível diretamente no aplicativo da instituição financeira em que o cliente mantém conta

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/10/2025, às 10h07

São paulo, 01/10/2025 - O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), passa a contar com mais um reforço de segurança. A partir desta terça-feira (1), os usuários terão acesso ao chamado “botão de contestação”, recurso que vai simplificar a abertura de pedidos de devolução em situações de fraude, golpe ou transferência realizada sob coerção.

Na prática, o botão, oficialmente denominado autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), estará disponível diretamente no aplicativo da instituição financeira em que o cliente mantém conta. 

Leia também: Saiba como vai funcionar o Pix Automático e quando entra em vigor a novidade

Dessa forma, a solicitação poderá ser feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de contato com atendentes ou abertura de protocolos manuais.

Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, a medida busca tornar o processo mais ágil, aumentando as chances de bloquear rapidamente os valores na conta do golpista e viabilizando a devolução do dinheiro para a vítima.

Quando usar o botão de contestação

Apesar de ampliar a proteção dos usuários, o novo recurso não se aplica a todas as situações. Ele foi criado especificamente para casos de fraudes, golpes ou transferências forçadas. 

Situações como erro de digitação da chave Pix, desacordos comerciais ou arrependimento da compra não estão cobertas pela ferramenta, já que envolvem transações legítimas entre pessoas de boa-fé.

Leia também: Pix: os 9 golpes mais comuns que ainda fazem vítimas no Brasil

Reforço ao sistema

O lançamento do botão de contestação é parte de uma série de aprimoramentos no Mecanismo Especial de Devolução (MED), sistema já existente que permite solicitar a reversão de valores em situações de fraude

Com a automatização do processo, o Banco Central busca dar mais eficiência à proteção dos usuários e fortalecer a confiança no Pix, que hoje é o meio de pagamento mais utilizado no país.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias