Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Vagas de emprego temporário crescem 7,5% e podem gerar 535 mil contratações

Envato

Indústria deve responder por 50% das contratações, seguida pelos setores de Serviços (30%) e Comércio (20%) - Envato
Indústria deve responder por 50% das contratações, seguida pelos setores de Serviços (30%) e Comércio (20%)
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 10/11/2025, às 13h39 - Atualizado às 13h40

São Paulo, 10/11/2025 - Impulsionadas pela Black Friday e as festas de final de ano, além do início das férias escolares, as contratações de funcionários temporários deve gerar 535 mil contratações entre outubro de dezembro deste ano, indicando um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com projeções da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM).
Nos últimos três meses do ano, o setor da Indústria deve responder por 50% das contratações, seguido pelos de Serviços (30%) e Comércio (20%), acrescenta o levantamento. 
Com isso, a projeção da associação é de que o segundo semestre do ano encerre com mais de 1 milhão de contratações temporárias. Para conseguir uma oportunidade temporária formal e legal, a principal dica da associação é que os profissionais procurem por agências oficiais de Trabalho Temporário, certificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que podem ser localizadas por meio do site da associação. São essas agências que formalmente fazem essa intermediação das contratações entre as empresas utilizadoras e os trabalhadores.
Leia também: Mercado de trabalho cria 1,7 milhão de empregos formais no ano
Em nota, o presidente da entidade, Alexandre Leite Lopes, explica que na Indústria, os destaques são os setores de eletroeletrônicos, brinquedos, linha branca, vestuário, calçados e alimentos voltados para o Natal, como o panetone. No Comércio, a maior movimentação começa em novembro, para atender ao aumento de demanda da Black Friday e Natal. 
"Já no setor de Serviços, especialmente na área de logística, o crescimento se dá pelo e-commerce e pela distribuição dos produtos vendidos online”, acrescenta Lopes. 

Mercado aquecido

Levantamento inédito da Sólides, empresa de tecnologia que oferece soluções para gestão de pessoas, indica aumento de 81% nas vagas temporárias abertas por pequenas e médias empresas (PMEs) nos meses que antecedem a Black Friday em relação à média anual. E o ápice de contratações é registrado entre setembro e outubro, aponta o estudo. 
Além de atender à alta demanda do período, as empresas têm aproveitado a oportunidade para identificar e reter talentos, transformando o que antes era apenas uma data de consumo em um verdadeiro termômetro da economia e da geração de empregos. Os números confirmam como no varejo essa época do ano aquece o mercado de trabalho bem antes das promoções chegarem ao consumidor. E a tendência é de crescimento contínuo, afirma a Sólides, considerando que de 2023 para 2024, as oportunidades temporárias avançaram 53,3%.
Os dados consideram o total de vagas abertas entre setembro e outubro de 2022, 2023 e 2024 no Portal de Vagas e na plataforma da Sólides, apresentando um panorama completo da movimentação do mercado de trabalho em pequenas e médias empresas no Brasil.

Contratação recorde na Amazon

A Amazon, gigante do e-commerce, anunciou recentemente a contratação recorde de 13 mil funcionários temporários. Com expansão em ritmo acelerado a companhia se prepara para a maior Black Friday de sua história no país. O número anunciado representa o dobro de temporários contratados em 2024.
Nesse caso, as vagas anunciadas são para funções que vão desde controle de estoque, conferência de encomendas e separação de mercadoria, até emissões fiscais e manutenção de máquinas e equipamentos. Para se candidatar, é necessário ensino fundamental completo e não é exigida experiência prévia. As posições abertas, importante reforçar, oferecem potencial de contratação efetiva e desenvolvimento de carreira pela empresa.
Fabiano Arroyo, líder de RH para as operações da Amazon Brasil, reforça que as operações da empresa funcionam como porta de entrada para milhares de profissionais, pela capacitação oferecida em tecnologias avançadas, gerando oportunidades reais de contratação efetiva.

Oportunidades no setor de alimentação

Diante do aumento da demanda no segmento de alimentação fora de casa, as redes dessa indústria também têm intensificado a contratação de temporários. Na Água Doce Sabores do Brasil, a expectativa é abrir três vagas temporárias por unidade neste último trimestre do ano. Atualmente, a marca conta com 80 restaurantes em seis estados brasileiros. O principal motivo é o crescimento de 15% a 20% na demanda, impulsionado pelas confraternizações e pelo turismo. Segundo o diretor de franquias da rede, Julio Bertolucci, as funções mais procuradas são garçom, atendente e auxiliar de cozinha.
A seleção prioriza disponibilidade para horários flexíveis, além de habilidades interpessoais e noções básicas de higiene e manipulação de alimentos. Embora a experiência anterior seja um diferencial, a marca destaca que disposição e aprendizado rápido contam mais do que o tempo de casa. Os treinamentos incluem imersões práticas e acompanhamento semanal, abordando desde boas práticas sanitárias até atendimento ao cliente e cultura organizacional.
A rede Divino Fogão, franquia com mais de 220 restaurantes em operação no país, espera abrir mais de 600 vagas temporárias. Cada unidade deve contratar entre três e seis profissionais, entre as posições de ajudante de cozinha, atendente e operador de caixa.

Cacau Show acelera produção

Com a produção de Natal em ritmo acelerado, a fabricante de chocolates Cacau Show pretende contratar ainda em novembro 500 profissionais temporários. O número representa um aumento de 10% em relação ao ano passado. As oportunidades se concentram nas fábricas de Itapevi (SP), com cerca de 300 vagas, e Linhares (ES), com outras 200.
Embora a busca por temporários tenha sido iniciada em julho, a maior parte das contratações se concretiza agora, para dar conta do aumento da produção de chocolates e presentes temáticos para o final do ano. Segundo a companhia, a maior parte das vagas é voltada para a função de auxiliar de produção.
Na descrição da vaga, a Cacau Show diz procurar por profissionais com atitude positiva, disposição para aprender e flexibilidade para atuar em diferentes etapas da operação, mesmo sem experiência anterior. As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site de carreiras da Cacau Show. E todos os anos, de acordo com a empresa, em média 30% dos temporários são efetivados, conforme desempenho e necessidade das operações.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias