Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

INSS para autônomo: veja como pagar a contribuição

Reprodução / Agência Brasil

Pelo site ou aplicativo Meu INSS, é possível fazer o cadastro no sistema e escolher o plano de contribuição e a alíquota - Reprodução / Agência Brasil
Pelo site ou aplicativo Meu INSS, é possível fazer o cadastro no sistema e escolher o plano de contribuição e a alíquota
Por Thiago Lasco

18/12/2025 | 18h07

São Paulo, 18/12/2025 - Quem trabalha com carteira assinada necessariamente contribui com o INSS, já que o recolhimento é descontado do salário pelo próprio empregador. Por outro lado, quem trabalha ou presta serviços sem vínculo empregatício, é considerado um autônomo - mas também pode ter direito à aposentadoria e outros benefícios previdenciários, mesmo sem o registro em carteira.
Para ter acesso a esses benefícios, entretanto, o autônomo precisa contribuir com o INSS regularmente. Para orientar você, aqui vai o passo a passo para fazer os recolhimentos por conta própria.

INSS para autônomo: passo a passo para fazer a contribuição


1. Crie uma conta no portal gov.br, caso ainda não tenha. Acesse o Meu INSS (site meu.inss.gov.br ou aplicativo), clique em "entrar com gov.br" e faça login.

2. Veja se já aparece um número de inscrição (PIS/NIT), o que ocorrerá se você já teve registro em carteira no passado. Se você ainda não tiver esse número de inscrição, o próprio sistema gera automaticamente quando você começa a usar os serviços. 

2. Dentro do Meu INSS, clique em “inscrever no INSS”, “Cidadão”, “Inscrição” e “Filiado”. Vá seguindo todas as instruções.

3. Escolha o plano de contribuição e a alíquota
- 20% é a contribuição padrão, "cheia", permitindo se aposentar por idade e por tempo; 
- 11% é a simplificada, sobre um salário mínimo, sem aposentadoria por tempo.

4. Emita a guia de pagamento GPS pelo Meu INSS.

5. Faça os pagamentos sempre dentro do prazo: até o dia 15 do mês seguinte ao mês de referência. Os pagamentos podem ser feitos em banco (agência, caixa eletrônico ou aplicativo) ou casa lotérica. Organize um lembrete mensal para evitar pagar multa e juros, ou mesmo perder a qualidade de segurado.

6. Depois de pagar, entre no Meu INSS e vá em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Confira se a competência que você pagou apareceu corretamente. Se não constar, guarde o comprovante: dá para pedir acerto depois.

Palavras-chave INSS autônomo contribuição

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias