Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Com a chegada do inverno, muitos brasileiros recorrem ao ar-condicionado para aquecer seus lares. No entanto, ajustar o aparelho para temperaturas muito altas pode resultar em consumo excessivo de energia e desconforto térmico.
O recomendado pela Anvisa é manter o ar-condicionado entre 20°C e 22°C durante o inverno para equilibrar conforto e eficiência energética.
Aumentar a temperatura do ar-condicionado acima de 22°C pode parecer uma solução rápida para o frio, mas essa prática não acelera o aquecimento do ambiente e ainda eleva significativamente o consumo de energia.
Cada grau adicional pode aumentar o gasto elétrico em até 7% . Além disso, ambientes excessivamente aquecidos podem causar desconfortos como ressecamento do ar, dores de cabeça e sensação de fadiga.
Ajustar o ar-condicionado para a temperatura ideal no inverno não apenas proporciona um ambiente mais confortável, mas também contribui para a redução do consumo de energia e, consequentemente, da conta de luz. Manter o aparelho entre 20°C e 22°C, aliado a práticas simples de isolamento térmico e manutenção, pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar e no seu bolso.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.