Como esquentar o quarto no frio usando só coisas que você já tem em casa

Foto: Envato Elements

As velas são uma opção charmosa e eficiente para criar um clima agradável - Foto: Envato Elements
As velas são uma opção charmosa e eficiente para criar um clima agradável

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 10/07/2025, às 14h09 - Atualizado em 12/07/2025, às 14h15

São Paulo, 12/07/2025 - Nos dias mais frios do ano, não é preciso gastar muito para deixar o quarto mais aconchegante. Com alguns ajustes simples e usando objetos que já fazem parte da rotina, é possível esquentar o ambiente, deixando mais confortável.

Detalhes como simples podem fazer toda a diferença quando a temperatura cai, confira a seguir algumas dicas para manter o seu lar quentinho: 

1. Almofadas e mantas

As almofadas e mantas, além de decorarem o espaço, ajudam bastante a aquecer a cama e o ambiente. Modelos feitos com tecidos mais grossos, como camurça ou materiais peludos, são ideais para essa época do ano.

2. Cortinas

As cortinas também são aliadas importantes. Tecidos mais espessos, como linho ou com forro térmico, ajudam a bloquear o ar gelado e manter o calor no cômodo. Vale observar se portas e janelas estão bem vedadas. Qualquer fresta pode deixar o ar quente escapar e facilitar a entrada do frio.

3. Tapetes

Outra dica simples é usar tapetes. Eles protegem os pés do contato com o piso frio e ainda criam uma barreira contra a entrada do frio pelo chão. Se forem tapetes de tecido macio e de cor quente, ajudam ainda mais a dar sensação de conforto.

4. Cores quentes

As cores do quarto também influenciam na sensação de calor. Tons como vermelho, amarelo e laranja transmitem mais energia e calor. Já as cores frias, como azul e cinza, deixam o ambiente com aparência mais fresca. Não é preciso pintar todo o espaço, mas usar elementos decorativos com tons mais quentes pode ajudar a criar um clima mais acolhedor.

Leia também: Banho quente ou frio? Especialistas revelam qual é melhor para sua pele e saúde

5. Tecidos grossos

Tecidos mais grossos e quentinhos fazem toda a diferença. Cobertores e mantas em camadas ajudam a reter o calor. Lã, veludo e plush são boas opções para travesseiros, almofadas e colchas. As roupas de cama podem ser trocadas por versões mais pesadas, como flanela ou microfibra.

6. Frestas fechadas

Frestas em portas e janelas podem ser vedadas com toalhas grossas ou materiais próprios, como fitas isolantes. Isso evita a entrada do vento frio e mantém o calor por mais tempo no ambiente. Até livros ou quadros nas paredes ajudam a isolar o frio.

7. Cozinhar

Algumas atividades do dia a dia também podem ajudar. Cozinhar, por exemplo, aquece naturalmente a casa. Deixar o forno entreaberto após o uso (com segurança) pode espalhar um pouco desse calor.

8. Iluminação

Luminárias com luz amarela também contribuem para uma atmosfera mais quente e acolhedora. Já as velas são uma opção charmosa e eficiente para criar um clima agradável. Desde que usadas com cuidado, elas ajudam a esquentar o ambiente e ainda trazem uma sensação de relaxamento nos dias frios.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias