Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brCom o frio, é natural que as famílias passem mais tempo em casa e preparem alimentos mais elaborados, caldos, ensopados e carnes de panela dominam o cardápio. Banhos quentes também duram mais. Tudo isso tem um impacto direto no consumo de gás.
Segundo o Sindigás, Sindicato Nacional das Distribuidoras de gás de cozinha, o uso do GLP (gás liquefeito de petróleo) aumenta significativamente no inverno. Mas a boa notícia é que, com algumas mudanças simples na rotina, dá para economizar, e ainda evitar acidentes.
“O clima frio exige mais energia térmica para manter a água e os alimentos aquecidos. Isso eleva o consumo, mas também cria oportunidades para usar o gás com mais eficiência”, explica Sergio Bandeira de Mello, presidente do Sindigás.
Para quem utiliza o GLP para aquecer a água, a economia pode ser significativa. De acordo com dados da ANP e da Light, um banho de 10 minutos com chuveiro a gás custa, em média, R$ 0,78, enquanto com chuveiro elétrico esse custo salta para R$ 1,74.
“Parece pouca coisa, mas quando se multiplica pelo número de banhos da casa, o impacto na conta é grande”, diz Mello.
Confira as orientações reunidas pelo Sindigás para reduzir o consumo sem perder eficiência:
Além de poupar no fim do mês, usar o gás com segurança evita acidentes e desperdícios. Veja os cuidados essenciais recomendados pelo Sindigás:
Segundo o Sindigás, o botijão de gás é seguro. Ele é feito com aço resistente e conta com dispositivos de segurança térmica que impedem a explosão, mesmo em situações de calor intenso. As distribuidoras seguem normas rigorosas de fabricação e transporte.
“Economia e segurança caminham juntas. Quando usamos o gás de forma consciente, protegemos o nosso bolso e a nossa família”, conclui Mello.
Com o frio se intensificando, é inevitável que o consumo de gás aumente. Mas pequenas atitudes no preparo das refeições, no banho e na manutenção do botijão podem fazer grande diferença no fim do mês. Economizar é possível, sem abrir mão do conforto, e com muito mais segurança.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.