Foto: Envato Elements/Rawpixel
Por Joyce Canele
[email protected]Adaptar a residência para atender sua necessidade é essencial para promover um ambiente seguro, confortável e acessível. Com o avanço da idade, é comum enfrentar desafios relacionados à mobilidade, equilíbrio e visão, tornando fundamental realizar ajustes no lar para garantir a autonomia e o bem-estar dos moradores.
Segundo o Ministério da Saúde, existem opções que ajudarão você! Confira agora 10 estratégias eficazes para transformar sua casa em um espaço mais seguro e acolhedor:
É muito importante manter uma iluminação adequada em ambientes, eles ajudam a reduzir o risco de acidentes. Essas 3 dicas já facilitará:
Garanta que portas e corredores tenham largura suficiente (idealmente 80 cm ou mais) para permitir a passagem de cadeiras de rodas ou andadores e sempre utilize maçanetas do tipo alavanca, que são mais fáceis de manusear
O banheiro é uma área de alto risco para quedas, o ideal é instalar barras de apoio próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro. Considere o uso de pisos antiderrapantes e assentos elevados para facilitar.
Para casas com escadas, instale corrimãos firmes em ambos os lados e utilize fitas antiderrapantes nos degraus. Se possível, substitua escadas por rampas com inclinação suave.
Opte por móveis firmes e estáveis, com assentos em altura adequada para facilitar o sentar e levantar. Evite tapetes soltos e fios elétricos expostos que possam causar tropeços.
A cama deve ter altura apropriada para facilitar o acesso. Mantenha objetos de uso frequente ao alcance das mãos e instale iluminação adicional próxima à cama, como abajures com interruptores de fácil acesso.
Organize utensílios e alimentos em prateleiras de fácil acesso, evitando a necessidade de alcançar locais altos ou baixos. Considere o uso de fogões por indução, que são mais seguros e reduzem o risco de queimaduras.
Utilize pisos antiderrapantes em toda a casa, especialmente em áreas propensas à umidade. Evite tapetes soltos; se optar por usá-los, certifique-se de que sejam fixados adequadamente para prevenir escorregões.
Móveis com quinas arredondadas reduzem o risco de lesões em caso de colisões. Fixe móveis leves na parede ou no chão para evitar que tombem se utilizados como apoio.
Adote tecnologias que promovam a segurança, como sensores de fumaça e sistemas de alarme que podem ser acionados em caso de emergência. Esses dispositivos proporcionam maior tranquilidade para os idosos e seus familiares.
Implementar essas adaptações contribui significativamente para sua qualidade de vida, promovendo independência e segurança no ambiente doméstico. É recomendável consultar profissionais especializados para avaliar as necessidades específicas de cada residência e garantir que as modificações atendam adequadamente aos moradores.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.