Glitter: como limpar roupas, móveis e casa sem espalhar ainda mais brilho
Banco de Imagens / Pexels
07/02/2026 | 13h28
São Paulo, 07/02/2026 - Depois dos dias de Carnaval, é comum ainda encontrar partículas de glitter pela casa: nas roupas, no sofá, no chão, mesmo dias depois da limpeza. Quando o glitter não é removido corretamente, ele pode grudar e espalhar ainda mais. O VIVA conversou com Renato Ticoulat, CEO da Limpeza com Zelo, que definiu como o principal erro esfregar as superfícies e explicou como se livrar do brilho.
O glitter é composto por micropartículas de plástico, como poliéster (PET) ou polietileno (PE). “Sua leveza e carga estática fazem com que ele se fixe com extrema facilidade em fibras de tecidos e outras superfícies”, explica.
Leia também: Ivete Sangalo no Carnaval 2026: veja agenda completa de shows
Como tirar glitter das roupas usadas no Carnaval
A limpeza correta começa antes de molhar a roupa. A orientação de Ticoulat é remover o excesso de glitter a seco. Para isso, podem ser usados fita adesiva larga, rolos removedores de pelos ou até uma meia-calça enrolada na mão, que ajuda a “capturar” as partículas.
Em tecidos mais resistentes, uma escova de cerdas macias pode ser utilizada com cuidado. Outra dica é usar o ar frio de um secador de cabelo para soprar o excesso de glitter.
Na hora de lavar, Ticoulat recomenda separar as roupas com glitter das demais e, se possível, colocá-las em um saco protetor para roupas. “Utilize sempre água fria, pois a temperatura quente pode fixar o glitter nas fibras”, orienta. Também por isso a secagem deve ser natural, no varal. O uso de secadora não é indicado, já que o calor intenso pode fixar permanentemente qualquer partícula que ainda reste no tecido.
Como tirar o glitter do sofá e estofados
No caso de sofás, a melhor alternativa é também a limpeza a seco, segundo a Limpeza com Zelo, a fim de evitar manchas ou danos permanentes. O aspirador de pó pode ser usado, desde que com o bocal de escova ou o bocal estreito, fazendo movimentos lentos e em diferentes direções para sugar as partículas presas nas fibras.
Rolos e fitas adesivas também são eficazes para remover o glitter que fica mais superficial.
Caso seja necessário usar pano, a recomendação é optar por um pano de microfibra levemente umedecido, que ajuda a “agarrar” o glitter sem espalhá-lo.
Como limpar tapetes e pisos
Nos tapetes e pisos, especialmente aqueles com frestas, como tacos de madeira, o aspirador de pó é o principal aliado. A recomendação é aspirar bem e, em seguida, usar uma esponja ou pano úmido para recolher o que sobrou. O uso de vassoura deve ser evitado, pois ela tende a espalhar ainda mais as micropartículas de glitter pelo ambiente.
Por que o glitter continua aparecendo depois do Carnaval?
Mesmo após várias limpezas, é comum encontrar glitter pela casa dias depois. Segundo Ticoulat, isso acontece porque as partículas ficam presas em fibras, cantos e frestas da casa. A recomendação é fazer uma limpeza sistemática dos locais mais afetados nos dias seguintes à folia.
“Mantenha um rolo adesivo por perto para capturar rapidamente as partículas que encontrar e continue aspirando sofás, tapetes e cantos da casa com frequência”, orienta. O glitter recolhido, seja por fita adesiva ou pelo aspirador, deve ser descartado no lixo comum, de preferência em um recipiente fechado, para evitar que se espalhe novamente.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
