Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Looks representam 18% dos posts nas redes sociais no pré-Carnaval

Adobe Stock

Entre as opções em alta estão os mini shorts, acessórios para a cabeça e tops de miçangas coloridas - Adobe Stock
Entre as opções em alta estão os mini shorts, acessórios para a cabeça e tops de miçangas coloridas
Por Alessandra Taraborelli

13/02/2026 | 14h50

São Paulo, 13/02/2026 - O Carnaval não é apenas uma grande celebração de alegria, é também um propulsor econômico, e um momento de aparecer nas redes sociais, ganhar likes e buscar oportunidades de negócios com marcas.

Nesse contexto, a festividade concentra atenção e presença social, movimentando o cenário das redes sociais, transformando Instagram e TikTok em palcos virtuais para compartilhar fantasias, memes, tendências de moda, tudo isso com cobertura em tempo real.

Leia também: Brilho e cor: veja as maquiagens que vão bombar no Carnaval

Levantamento feito pela Air, agência de marketing de influência, mostra que durante o pré-Carnaval, 18% das postagens nas redes sociais foram sobre looks. Em alta, as opções incluem: mini shorts (em jeans ou paetês), acessórios para a cabeça (headpieces, tendência que Gilberto Gil já usava nos anos 70) e tops de miçangas coloridas em crochê feito à mão.

No Instagram a hashtag #Carnaval2026 já conta com 211.864 postagens e no TikTok são mais de 67,9 mil vídeos. Outras hashtags também estão sendo muito utilizadas pelos usuários das plataformas digitais, como: folia (24%), bloco (18%), alegria (11%) e gente (11%).

No quesito maquiagem, a cantora e compositora sueca Zara Larsson é mencionada como inspiração, trazendo bastante cor, brilho e delineador em alta para esse carnaval 2026.

“O poder dos looks de Carnaval, principalmente nas redes sociais, vai muito além da estética, funcionando como um instrumento de expressão, empoderamento e liberdade. A moda carnavalesca possibilita que as pessoas assumam diferentes personas, quebrem barreiras sociais e celebrem sua individualidade”, explica Alexsandra Silva, cientista de dados da Air.

De acordo com a especialista, algumas fantasias terão destaque nas celebrações. Assim como no ano passado, que as máscaras com o rosto de Fernanda Torres invadiram as ruas, este ano, a aposta é no rosto de Wagner Moura e nos personagens do filme O Agente Secreto.

Diversão em todas as regiões

Em todo o Brasil, os blocos de rua promovem encontros presenciais, levando os foliões às ruas. De acordo com o levantamento da empresa, São Paulo e Rio de Janeiro seguem na liderança das conversas, com 37% e 27%, respectivamente.

Temos uma grande concentração dos blocos e agito no eixo Rio/São Paulo, porém Recife vem crescendo na lembrança das pessoas (3%) e poderá ter um dos maiores Carnavais de sua história em 2026. As projeções indicam que mais de 310 mil pessoas passarão os dias de folia por lá.”

Carnaval como motor de consumo

Alexsandra ressalta ainda que, durante a folia, o consumidor está em movimento e a decisão acontece no próprio momento da experiência. Nesse cenário, a comunicação precisa ser contextual, acompanhando o ritmo das pessoas. Ela avalia que, mais do que aparecer, as marcas precisam participar de forma relevante e natural da conversa. O consumo nessa época é mais emotivo e espontâneo.

“Para as empresas, uma forma de fazer parte da festa, é por meio dos influenciadores que estarão nesses eventos em todo Brasil. O olhar de quem participa realmente nas ruas é essencial para que as marcas possam se comunicar de uma maneira coerente com o público que estará festejando”, pondera.

Carnaval nas redes sociais

Diante desse ritmo acelerado do consumidor, os influenciadores precisam estar atentos e acompanhar essa agitação. O creator é como um verdadeiro guia, mostra os caminhos, indica o que está acontecendo de mais divertido e ajuda o público a fazer escolhas.

A influência vira serviço fazendo com que a marca entre na conversa e não interrompa o público. E para que o conteúdo e as entregas se tornem realmente impactante, é essencial um processo de curadoria, avaliando creators com base em dados, estratégia, criatividade e performance, mas também identificando talentos em ascensão antes do mercado.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias