Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Blocos de ruas que abordam a temática 50+ desfilam neste final de semana

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Movimento 'Cheia de Idade' desfila na segunda-feira, dia 16; 'Tia é o caraleo' se apresenta no domingo, dia 15 - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Movimento 'Cheia de Idade' desfila na segunda-feira, dia 16; 'Tia é o caraleo' se apresenta no domingo, dia 15
Por Alessandra Taraborelli

13/02/2026 | 15h56 ● Atualizado | 15h57

São Paulo, 13/02/2026 - A diversidade vem crescendo nos blocos de rua, e é cada vez mais comum encontrar aqueles voltados para pessoas 50+. A proposta, além de abrir espaço para essas pessoas que, às vezes, são ignoradas por grandes blocos, é reunir todas que veem beleza nas rugas e nos cabelos brancos, e sabem que pessoas não têm data de validade. Dentro deste objetivo, estreia este ano no Carnaval de São Paulo o “Cheia de idade”.

“De repente, não mais que de repente, um grupo de mulheres velhas e de outras aspirantes à uma velhice plena resolveram se reunir”, explica a empresária e jornalista mineira Natália Dornellas, que criou o Somos Avosidade, um movimento pro-idade, que busca, por meio de mensagens positivas e bem-humoradas, conscientizar as pessoas com mais de 50 anos sobre esta fase da vida. Essas frases são impressas em camisetas, panos de pratos, meias, folhetos, etc.

Leia também: Mineira cria movimento pró-idade destacando que envelhecer é um privilégio

Natália explica que a ideia do bloco surgiu após entender a potência das camisetas da avó no Carnaval do ano passado. À época, uma amiga artista plástica, de Belo Horizonte, pediu que ela fizesse as camisetas que estavam começando a ser vendidas para um grupo de amigas que iam brincar o Carnaval.

“Elas me deram o feedback, e eu também vivenciei, de deixar de ser invisível com as camisetas, porque as pessoas passavam a olhar para elas, tirar foto, interagir por conta das frases”, explica, acrescentando que sempre busca oportunidades para espalhar a mensagem pró-idade.

Ela ressalta ainda que, de certa forma, está comemorando quase que um ano do movimento das camisetas e aproveita para trazer essa mensagem para o Carnaval de São Paulo.

Camiseta amarela escrita: cheias de idade
Camiseta oficial do movimento - Divulgação/Avosidade

"O bacana é que eu mandei algumas camisetas para BH também, então da mesma forma que aqui nas ruas de São Paulo a gente vai estar ‘Cheia de idade’, lá em BH também vai ter um pontinho amarelo no meio da multidão com essas camisetas.”

Este ano, Natália conta que decidiu se juntar ao bloco “Qué Que Deu?”, que foi criado para combater o etarismo. No entanto, ela não descarta ter sua própria agremiação. “Eu não sei, eu prefiro estar dentro de um grande bloco. Mas eu acredito na potência dos movimentos. Se as pessoas entenderem que a gente tem realmente que fazer o bloco ‘Cheia de Idade’, estou disposta, porque eu trabalho com a paixão. Então, pode ser que sim, pode ser que no próximo ano a gente tenha um bloco próprio”, afirma.

A escolha pelo bloco “Qué Que Deu?” surgiu a partir do relacionamento com a amiga Suely Tonarque, que é super entusiasta do movimento, e que a apresentou para a diretoria.

O movimento ‘Cheia de Idade’ tem atraído o interesse de várias pessoas, e a mais recente adesão é da atriz Irene Ravache que fez uma postagem na sua rede social convidando os foliões a participarem do desfile.  

Leia também: Bloco 'Qué que deu?' nasce como resposta ao etarismo nos blocos de rua

Inclusivo e bem-humorado

Outro bloco que também é voltado para o público 50+ é o “Tia É o Caraleo”. Com proposta inclusiva e bem-humorada, o bloco se consolidou como um espaço de representatividade para o público 50+, sem deixar de acolher foliões de todas as idades e gêneros. A apresentação acontece em palco fixo, sem desfile pelo bairro, garantindo conforto, segurança e um clima familiar na pracinha arborizada e com bastante sombra.

A trilha sonora é conduzida por uma banda de músicos profissionais atuantes nas principais rodas de samba e choro da cidade. O repertório privilegia marchinhas e sambas, mas também passeia por ritmos como ijexá, samba-reggae, maracatu, afoxé e MPB. Integram a banda Cidão Prado (violão), Stanley Carvalho (clarinete), Arthur Rita (Trombone), Franklin Santos (percussão) e Douglas Alonso (bateria). Os vocais ficam por conta de Paula Sanches.

A estreia do bloco, em 2020, teve grande repercussão, impulsionada pelo nome divertido. Nas edições posteriores, o bloco reuniu mais de 600 foliões, sempre em um ambiente democrático, acolhedor e intergeracional.

Fundadoras

Bloco Tia é o caraleo
Divulgação/Tia é o caraleo

O “Tia É o Caraleo” foi fundado por um grupo de amigos com mais de 50 anos, frequentadores assíduos do Carnaval de rua desde os anos 1980, em cidades como Olinda, Diamantina e Salvador. O nome do bloco surgiu de forma espontânea e bem-humorada durante um carnaval e rapidamente se transformou em grito coletivo, e símbolo de afirmação, liberdade e protagonismo do público 50+ na folia.

A marchinha oficial do bloco, também intitulada “Tia É o Caraleo”, foi composta pelo clarinetista Stanley Carvalho, um dos fundadores, e está disponível no Spotify. A identidade visual do bloco, presente em camisetas, estandarte e materiais de divulgação, é assinada pelo ilustrador e artista gráfico Attilio.

SERVIÇO:

Bloco: Cheias de Idade com o bloco Qué Que Deu?

Data: 16/02 - segunda-feira, às 15h

Av. Cheveland, 601, Museu da Energia, em São Paulo.

Bloco: Tia eh o Caraleo

Data: 15/02 - domingo, das 14h00 às 18h00

Local: Praça Padre Arnaldo s/nº - Vila Anastácio

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias