Quer ter plantas e pets juntos? Veja quais são seguras e como usá-las na decoração

Foto: Envato Elements

Ao fazer compras em viveiros ou contratar um paisagista, mencione que há animais de estimação na casa - Foto: Envato Elements
Ao fazer compras em viveiros ou contratar um paisagista, mencione que há animais de estimação na casa

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 02/08/2025, às 14h00

São Paulo, 02/08/2025 - Ter uma casa cheia de plantas e, ao mesmo tempo, conviver com animais de estimação parece, à primeira vista, uma combinação arriscada.

Afinal, muitas espécies vegetais comuns podem ser tóxicas para cães e gatos, provocando desde leves desconfortos gastrointestinais até reações graves e, em alguns casos, fatais.

A boa notícia é que é perfeitamente possível montar ambientes verdes, dentro e fora de casa, que sejam bonitos e seguros para os amigos peludos.

Segundo informações da Animal Health Foundation, embora qualquer planta ingerida possa causar algum tipo de distúrbio digestivo, existe uma extensa lista de espécies consideradas atóxicas para cães e gatos. Isso significa que é possível decorar casas, varandas e jardins com diversas flores, folhagens e arbustos sem colocar os pets em risco.

Leia também: Rolos de papel higiênico vazios podem ser úteis: 3 truques para aproveitá-los

A fundação recomenda, no entanto, que se observe o comportamento do animal sempre que uma nova planta for introduzida no ambiente. Assim como os humanos, cada pet pode reagir de forma diferente, com sensibilidades ou alergias específicas.

Entre as plantas seguras para pets estão:

1. Violeta-africana

Violeta-africana
Conhecida também como Saintpaulia / Foto: Envato Elements

Leia também: Quais as melhores plantas para ter em apartamento? Veja 8 opções incríveis

2. Palmeira-areca 

Palmeira-areca
Conhecida também como Areca catechu / Foto: Envato Elements

3. Murta-crepe

Murta-crepe
Conhecida também como Lagerstroemia / Foto: Envato Elements

Leia também: Plantar este tempero caseiro pode te salvar da dengue

4. Planta-jade 

Planta-jade
Conhecida também como Crassula ovata / Foto: Envato Elements

5. Gengibre branco

Gengibre branco
Conhecida também como Jasmim branco / Foto: Envato Elements

6. Planta de cera

Flor de cera
Conhecida também como Hoya carnosa / Foto: Envato Elements

7. Milho-viburno 

Milho-viburno 
Conhecida também como Viburnum tinus / Foto: Envato Elements

Todas essas são opções esteticamente agradáveis e com baixa toxicidade, ideais para quem quer um espaço verde sem abrir mão do bem-estar animal.

Leia também: 7 motivos para começar sua horta agora mesmo

Ainda assim, é fundamental tomar cuidado com o uso de fertilizantes e adubos, que frequentemente contêm substâncias químicas prejudiciais se ingeridas. Produtos orgânicos e naturais são sempre a melhor alternativa quando se trata da segurança dos pets.

Por outro lado, é importante conhecer também as plantas que oferecem perigo. Algumas das mais tóxicas para cães e gatos são bastante comuns em jardins e interiores. Como:

Leia também: 5 maneiras de usar a casca de abacate no dia a dia e evitar desperdício

  • A temida palmeira-sagu, por exemplo, contém cicasina, uma toxina que pode causar falência hepática severa, com taxa de mortalidade estimada em 50% segundo especialistas.
  • Lírios, tulipas, azaleias, hortênsias, dedaleiras, glicínias e teixos também figuram entre os principais vilões.
  • Já plantas como o aloe vera, o buxo e o crisântemo podem causar vômitos, diarreia e irritações leves, mas ainda assim devem ser evitadas.

Leia também: 13 usos inteligentes da borra de café que você vai querer testar ainda hoje

Ao fazer compras em viveiros ou contratar um paisagista, mencione que há animais de estimação na casa. Muitos estabelecimentos e profissionais estão preparados para orientar sobre as espécies seguras.

Com um pouco de planejamento e as escolhas certas, é possível criar um ambiente vibrante, cheio de cor e vida, onde plantas e pets convivem em harmonia. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias