Nunca jogue no lixo: veja como descartar remédios vencidos de forma correta

Foto: Envato Elements

Se você tem medicamentos em casa que não utiliza mais, procure uma farmácia ou drogaria participante - Foto: Envato Elements
Se você tem medicamentos em casa que não utiliza mais, procure uma farmácia ou drogaria participante

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 20/05/2025, às 15h25

Você sabia que jogar remédios vencidos ou em desuso no lixo comum, ou no vaso sanitário pode prejudicar gravemente o meio ambiente e, consequentemente, a saúde da população? Essa prática ainda é comum, mas precisa ser revista.

Os resíduos de medicamentos, quando descartados de forma inadequada, podem contaminar o solo, a água e afetar a vida de animais e seres humanos. Desde 2020, com a regulamentação do Decreto nº 10.388, o Brasil passou a contar com um sistema estruturado para o descarte ambientalmente seguro de medicamentos de uso domiciliar.

Esse sistema é chamado de logística reversa, e sua função é garantir que os medicamentos retornem à cadeia de produção para serem descartados de forma correta. Isso inclui remédios vencidos ou que não serão mais utilizados, bem como suas embalagens. As informações são do portal Serviços e Informações do Brasil.

A logística reversa funciona por meio de pontos de coleta instalados em farmácias e drogarias, onde o cidadão pode entregar os medicamentos sem utilidade.

Esses estabelecimentos, por sua vez, se responsabilizam por encaminhar os resíduos para empresas especializadas que realizam o descarte de forma segura e sem riscos ao meio ambiente. É importante destacar que esse sistema é voltado exclusivamente para medicamentos de uso humano, adquiridos e utilizados em casa.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estruturação dos pontos de coleta está sendo feita por etapas. A meta é que todas as capitais brasileiras e cidades com mais de 500 mil habitantes tenham pontos de coleta em até dois anos após o início da implantação.

Já os municípios com mais de 100 mil habitantes terão até cinco anos para se adequarem. Atualmente, já existem mais de 4 mil pontos de coleta distribuídos em todo o país, incluindo o Distrito Federal.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, em apenas um ano de implementação prática, já foram recolhidas cerca de 300 toneladas de medicamentos vencidos. Esse número impressionante mostra como a população tem aderido à proposta e como pequenas atitudes podem fazer uma enorme diferença na preservação do meio ambiente.

Se você tem medicamentos em casa que não utiliza mais, procure uma farmácia ou drogaria participante. Para saber onde encontrar o ponto de coleta mais próximo, acesse o site do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) ou o site da entidade gestora do setor farmacêutico. Também é possível obter informações na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro ou no portal da prefeitura do seu município.

Fazer o descarte correto de remédios é um compromisso com a saúde coletiva e com o futuro do planeta.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias