50% desaprovam e 44% aprovam maneira de Lula governar, indica pesquisa Nexus

Ricardo Stuckert/PR

Por Equipe Broadcast

[email protected]
Publicado em 24/07/2025, às 11h26
São Paulo, 24/07/2025 - A Pesquisa Nexus divulgada nesta quinta-feira, 24, mostra que 50% dos entrevistados desaprovam a forma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva governar, enquanto 44% aprovam e 7% não opinaram. Na avaliação do governo do petista, 39% classificam sua gestão como ruim/péssima, 29% como bom/ótima e 29% como regular, enquanto 3% não responderam.
A Nexus entrevistou 2.021 pessoas, presencialmente, com 16 anos ou mais, em todo o País, entre os dias 14 e 20 de julho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa avaliou também a percepção da população com relação ao Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) e aos trabalhos que essas instituições desenvolvem. Com relação aos trabalhos do Congresso, 41% dos entrevistados classificam como ruim/péssimo, 16% como bom/ótimo e 37% como regular.
Com relação aos trabalhos do Supremo, 35% avaliam como ruim/péssimo, 25% como bom/ótimo e 32% como regular. Sobre a percepção das instituições, 55% desaprovam o Congresso Nacional, enquanto 34% aprovam e 11% não opinaram. Na avaliação do STF, 47% desaprovam, 41% aprovam e 12% não opinaram.
Na pesquisa, a maior parcela da população, 62%, avalia que a política econômica deve ser conduzida pela busca da justiça social, ou seja, quem tem mais renda deveria pagar mais impostos e quem tem menos, pagar menos. Um dado reforça essa percepção, pois 71% são favoráveis à isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, enquanto apenas 24% são contra e para 34%, todos deveriam pagar o mesmo porcentual de impostos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias