Acordo do TikTok deve ser assinado nos próximos dias, diz governo dos EUA

Envato

Segundo Leavitt, acordo é mérito do secretário Scott Bessent, do embaixador Jamieson Greer e do vice-presidente J.D. Vance - Envato
Segundo Leavitt, acordo é mérito do secretário Scott Bessent, do embaixador Jamieson Greer e do vice-presidente J.D. Vance

Por Julia Maciel, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 20/09/2025, às 16h00
São Paulo, 20/09/2025 - A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse em entrevista à Fox News neste sábado que está "100% confiante de que o acordo do TikTok foi fechado e será assinado nos próximos dias". Ontem, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, conversaram sobre o termo que permite que a rede social chinesa siga em funcionamento nos Estados Unidos.
"Só precisa ser assinado e isso deve ser feito nos próximos dias. O acordo é mérito do secretário Scott Bessent, do embaixador Jamieson Greer e do vice-presidente J.D. Vance, que vêm negociando com os chineses há meses", afirma Leavitt. Segundo ela, o acordo fechado coloca a "América em primeiro lugar e mantém o TikTok aberto para todos os jovens americanos".
Leavitt acrescentou que o acordo significa que o TikTok será majoritariamente de propriedade de "americanos", com sete assentos no conselho da empresa que controla o aplicativo, sendo seis compostos por americanos. "Os dados, a privacidade e o algoritmo serão liderados por uma das maiores empresas de tecnologia do País, a Oracle", disse ela.

Aproximação cuidadosa

Em meio a sinais de aproximação entre Washington e Pequim, Trump afirmou na Truth Social que a conversa com o líder chinês foi "muito produtiva".
Trump disse ainda que ambos concordaram em se encontrar na Cúpula da APEC, que acontece em 31 de outubro e 1º de novembro na Coreia do Sul. O republicano também revelou que deve visitar a China no início de 2026 e que Xi deve ir aos EUA em um "momento apropriado". "Voltaremos a falar por telefone", destacou, agradecendo a aprovação chinesa ao acordo do TikTok, mas sem entrar em detalhes. Sobre isso, a CNBC destacou que um funcionário da Casa Branca confirmou que houve progresso significativo, mas que ainda há trabalho a ser feito.
Palavras-chave China EUA TikTok Trump

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias