São Paulo, 22/10/2025 - O roubo aos aposentados no Brasil deixou todo o País indignado, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) me chamou e me deu a tarefa de lidar com a crise da Previdência, que é a maior da nossa história, afirma o ministro da
Previdência Social, Wolney Queiroz, Ele disse que é preciso restaurar a credibilidade da Previdência Social no Brasil.
As declarações foram feitas durante a abertura do 6º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). O evento é organizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), que começou hoje e vai até sexta-feira na cidade de São Paulo.
Segundo o ministro, o governo fez um pacto nacional com os aposentados e o resultado foi o crédito extraordinário de R$ 3,3 bilhões para ressarcir os beneficiários que tiveram parte de seus recursos da Previdência descontados de forma indevida. “Hoje, temos R$ 2,1 bilhões já devolvidos aos aposentados e pensionistas”, afirma. Durante sua fala, Queiroz informou que os valores foram devolvidos para mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas.
Educação financeira
De acordo com Queiroz, a defesa do sistema previdenciário brasileiro é um dever de todos e um dos caminhos para essa defesa é levar a educação financeira para as escolas por meio do programa Poupadores do Futuro.
Segundo o ministro, a parceria entre o seu ministério, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para fiscalizar o mercado é um avanço, referindo-se à Resolução PREVIC 23.
A Resolução PREVIC 23 é um marco regulatório tem por objetivo aumentar a transparência, a segurança e a eficiência do setor, simplificando processos como a retirada de patrocínio e a fiscalização, segundo nota divulgada no siteda Abrapp.