Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Boulos institui 'Governo na rua' para ampliar comunicação com a periferia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Programa tem como finalidade promover a ampliação e o aprofundamento da participação social e da democracia, por meio da atuação direta nos territórios - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Programa tem como finalidade promover a ampliação e o aprofundamento da participação social e da democracia, por meio da atuação direta nos territórios

Por Sandra Manfrini, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 10/11/2025, às 09h31
Brasília, 10/11/2025 - O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira traz portaria da Secretaria-Geral da Presidência da República, que instituiu o programa "Governo na Rua" e cria o Grupo de Trabalho Técnico com a finalidade de estudar, diagnosticar e propor projetos de atuação para a efetividade da política de participação social e sua territorialização.
A portaria, assinada pelo ministro Guilherme Boulos, diz que o programa visa "dar efetividade à política de participação social". "O Programa 'Governo na Rua' tem como finalidade primordial promover a ampliação e o aprofundamento da participação social e da democracia, por meio da atuação direta nos territórios", diz o artigo 2º da medida.
Leia também: Dia que reconhece luta da população em situação de rua entra em vigor
A ideia é promover escuta ativa, diálogo social e divulgação direta das políticas públicas no País, "de modo a fortalecer a presença do governo federal junto à sociedade e ampliar o acesso das pessoas aos serviços e programas públicos".

Diretrizes

As diretrizes do Programa são: transversalidade das políticas públicas; inclusão e diversidade; equidade territorial; inovação na participação social; e promoção da cidadania.
Já o Grupo de Trabalho Técnico será instituído para a fase de estudo, diagnóstico e desenho do Programa. Caberá ao grupo fazer um diagnóstico de problemas e análise para verificar se os modelos atuais de implementação e participação social são coerentes com as diretrizes do governo. Terá ainda que analisar os arranjos de implementação das políticas públicas federais nos Estados, municípios e no Distrito Federal; propor princípios, diretrizes e orientações para o funcionamento e a articulação de mecanismos e instâncias democráticas de diálogo e participação social.
Leia também: Boulos é o ministro de Lula com maior engajamento em rede sociais, diz estudo
Caberá ao grupo de trabalho apresentar proposta de norma para a execução e institucionalização do Programa "Governo na Rua" como programa permanente da Secretaria-Geral da Presidência.
A portaria define ainda o prazo de 60 dias para o Grupo de Trabalho Técnico, prorrogáveis por igual período, para apresentar o relatório final com as propostas de diretrizes e o ato normativo de institucionalização e execução do programa.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias