Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Brasil repete pior posição no Índice de Percepção da Corrupção

Adobe Stock

Brasil continuou na 107ª posição do Índice de Percepção da Corrupção - Adobe Stock
Brasil continuou na 107ª posição do Índice de Percepção da Corrupção
Por Bárbara Ferreira

10/02/2026 | 12h23

São Paulo, 10/01/2026 - O Brasil continuou na 107ª posição do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), elaborado pela Transparência Internacional, divulgado nesta terça-feira, 10. Esse é o resultado de 2025, ano de casos gigantes de corrupção, como as fraudes do INSS, envolvimento do crime organizado no setor de combustíveis, do Banco Master. 

O País também repetiu o nota, 35 de 100, a pior da série histórica. Quanto menor a nota, maior a percepção de corrupção no local. 

Desde 2015, o Brasil esteve estagnado abaixo da média global dos países, que é 42. As piores pontuações foram registradas em 2024 (34 pontos) e 2023 (36 pontos), no terceiro governo de Lula (PT), em 2018 e 2019 (35 pontos), com Jair Bolsonaro (PL).

Leia também: Violência é a maior das preocupações dos brasileiros, segundo Ipsos-Ipec

Na série histórica, o Brasil pontuou melhor em 2012 e 2014 (com 43 pontos), em 2013 (42 pontos), durante o governo de Dilma Rousseff (PT), e 2016 (40 pontos), na transição para Michel Temer. 

Esta edição avaliou 182 países com até 13 indicadores independentes que avaliam a percepção de especialistas, pesquisadores e executivos sobre comportamentos corruptos no serviço público e mecanismos de prevenção da corrupção. O Brasil foi avaliado com oito indicadores:

Os melhores classificados em 2025 

  • Dinamarca, com 89 pontos
  • Finlândia, 88 pontos
  • Cingapura, 84 pontos

Os piores classificados em 2025

  • Somália, com 9 pontos
  • Sudão, 9 pontos
  • Venezuela, 10 pontos

Pontuaram próximos ao Brasil: Sri Lanka (também com 35 pontos); Argentina, Belize e Ucrânia (36 pontos, um a mais que o Brasil); e Argélia, Bósnia e Herzegovina, Indonésia, Laos, Malawi, Nepal e Serra Leoa (todos com 34 pontos, um a menos que o Brasil).

Leia também: PF desarticula quadrilha suspeita de fraudar a Caixa em R$ 3 milhões

O relatório “Retrospectiva 2025” analisa os avanços e retrocessos do País no combate à corrupção no último ano, apesar de não ter relação direta com o índice. Este menciona os casos de corrupção e megaoperações policiais que, para o diretor executivo da Transparência Internacional – Brasil, Bruno Brandão, tiveram “escala inédita”.

“Embora o Brasil tenha chamado a atenção internacional em 2025, pela resposta firme e histórica do Supremo Tribunal Federal na responsabilização do ex-presidente Bolsonaro e outros conspiradores que atentaram contra a democracia, também chocou o mundo com casos de macrocorrupção em escala inédita”, disse Brandão.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias