São Paulo, 10/11/2025 - Mesmo que isso represente
comprometer um pouco mais o orçamento, 62% dos consumidores brasileiros admitem fazer compras não planejadas pela internet, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise.
Entre os consumidores que admitem que compram por
impulso na internet, 10% afirmam que fazem “quase sempre”, 15% “frequentemente” e 37% “às vezes”. O levantamento apurou também que quatro em cada dez (40%) consumidores ouvidos gastaram mais do que podiam com essas compras.
Reflexo direto desse comportamento, a pesquisa revela que 35% dos entrevistados já contraíram dívidas ou atrasaram o pagamento de cartão de crédito e contas essenciais por causa desses gastos.
Contraditoriamente, apesar do sinal claro de descontrole no orçamento a maioria dos consumidores ouvidos demonstra ter uma percepção de controle sobre seus gastos. Do universo pesquisado, 62% acreditam ter um comportamento equilibrado em suas compras e somente 15% reconhecem ter consumido mais do que deveriam.
As promoções (54%) e o frete grátis (45%) são mencionados pelos consumidores entre os principais estímulos para a compra online.
A pesquisa aponta ainda que sete em cada 10 consumidores (72%) já tentaram reduzir as compras por impulso online. Neste caso, 57% tiveram sucesso e 14% não conseguiram.
Entre as categorias de produtos mais comprados por impulso estão roupas, sapatos e acessórios (44%, com destaque feminino), seguido por cosméticos, perfumes e beleza (32%), comidas e bebidas por delivery (28%) e itens para casa (decoração, cama, mesa, banho), com 27%.
Comportamento digital
Em nota, José César da Costa, presidente da CNDL, observa que os números mostram que as compras por impulso se consolidaram como parte do comportamento digital, potencializadas pela facilidade do acesso e pelos gatilhos de urgência nas plataformas online.
É preocupante que, mesmo com a consciência da necessidade de um consumo equilibrado, tantos brasileiros estejam gastando mais do que podem e, pior, contraindo dívidas no cartão de crédito – o que pode rapidamente se tornar uma bola de neve.
Na visão do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro,
evitar compras por impulso é a principal dica no momento, com atenção para gastos desnecessários que podem levar a inadimplência ou o atraso do pagamento das contas e alerta:
O consumidor precisa ficar atento às tentações que surgem a todo instante na internet e nas redes sociais. A Black Friday, por exemplo, é um momento de grande oportunidade para o consumidor, com o varejo investindo pesado em ofertas e estratégias de comunicação.
Metodologia
O levantamento inicialmente ouviu 1.094 pessoas com 18 anos ou mais de todas as classes econômicas que fizeram compras online nos últimos 12 meses anteriores a pesquisa. Em seguida, continuaram a responder o questionário 800 casos, que fizeram alguma compra ao longo deste período. As entrevistas ocorreram entre 13 a 25 de junho.
A pesquisa quantitativa foi realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 2,96 p.p e 3,46 p.p para um nível de confiança de 95% para mais ou para menos.