Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Cúpula de líderes na COP30 tem 145 delegações confirmadas; Trump não vem

Fabiola Sinimbú/Agência Brasil

Até o momento, há 57 chefes de Estado e 145 delegações confirmadas para a Cop30, em Belém - Fabiola Sinimbú/Agência Brasil
Até o momento, há 57 chefes de Estado e 145 delegações confirmadas para a Cop30, em Belém

Por Renan Monteiro, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 31/10/2025, às 14h09
Brasília, 31/10/2025 - A cúpula de líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) está, até o momento, com 145 delegações confirmadas. Desse total, são 57 com chefes de Estado.
O presidente da Conferência, André Corrêa do Lago, informou ainda que os Estados Unidos e Argentina podem ter representantes em Belém (PA) durante a Conferência, mas não os chefes de Estado, Donald Trump e Javier Milei, respectivamente.

Leia também: Fundo a ser lançado na COP30 vai remunerar serviços prestados ao planeta, diz Lula

O nome de quem irá chefiar cada delegação não pode ser relevado “por questões de segurança”, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Agenda de Lula na COP30

A cúpula na capital paraense será de 6 e 7 de novembro. A Conferência em si será de 10 a 21 de novembro. Uma entrevista coletiva foi realizada hoje para a divulgação de mais informações.
A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolve encontros bilaterais no dia 5 e plenária ampla a partir da manhã do dia 6. Essa plenária funcionará ao longo dos dois dias, ou seja, 6 e 7. Há uma longa lista de discursos dos presidentes e representantes dos países. 
Na tarde do dia 6 haverá um almoço presidido pelo presidente Lula, sobre o Fundo Tropical das Florestas (TFFF), com chefes de Estado. É nesse momento que novas sinalizações ou anúncios de aportes no Fundo podem ocorrer.

Leia também: COP30: Grupo de empresas ganha reconhecimento da ONU e discute agenda climática

Ao longo dos dois dias, haverá sessões temáticas, incluindo temas como florestas e oceanos, transição energética, sobre os dez anos do Acordo de Paris, e também sobre financiamento.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias