Lula Marques/Agência Brasil
São Paulo, 15/09/2025 - O depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', na Comissão parlamentar de inquérito (CPMI) foi cancelado. O lobista, nome ligado aos desvios na folha de aposentados e pensionistas, participaria da sessão desta segunda-feira para prestar esclarecimentos sobre a fraude que desviou R$ 6,3 bilhões do INSS entre 2019 e 2024.
Na última sexta-feira, 12, Antunes e o empresário Maurício Camisotti foram presos em uma nova etapa da Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF), a Operação Cambota. No inquérito policial, Antunes é apontado como sócio de várias empresas suspeitas de receber valores desviados pelos descontos não autorizados. Em maio, a PF apreendeu cinco carros de luxo do lobista, que somados valem cerca de R$ 3,28 milhões.
Leia também: PF cumpre mandado de prisão contra 'Careca do INSS' e outros suspeitos
Os advogados de Antunes avisaram há pouco que o lobista não irá comparecer ao depoimento, agendado para às 16h. De acordo com o presidente da Comissão, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), Antunes foi beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou facultativo a participação do 'Careca' na CPMI.
Em nota, o presidente lamentou a ausência de Antunes no parlamento. "Perdemos a oportunidade de ouvir hoje um dos principais investigados no escândalo que desviou recursos dos aposentados. É lamentável, mas a comissão seguirá trabalhando para que a verdade venha à tona e os culpados sejam responsabilizados."
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.