Reprodução/Linkedin
São Paulo, 12/09/2025 - O lobista Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', foi preso preventivamente na manhã desta sexta-feira em uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que investiga os desvios realizados entre 2019 e 2024 na folha de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deflagrada pela Polícia Federal (PF).
No inquérito policial, Antunes é apontado como sócio de várias empresas suspeitas de receber valores desviados pelos descontos não autorizados. Em maio, a PF apreendeu cinco carros de luxo do lobista, que somados valem cerca de R$ 3,28 milhões. Outro preso nesta manhã pela Operação Cambota foi o empresário Maurício Camisotti, apontado pelos investigadores como um dos possíveis operadores do esquema.
Leia também: Ex-ministro da Previdência Carlos Lupi nega envolvimento com fraudes no INSS
Além das prisões, a polícia cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Brasília, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação apura os crimes de impedimento ou embaraço à investigação de organização criminosa, ocultação de patrimônio e obstrução da investigação.
Os dois investigados iriam depor na CPMI do INSS na semana que vem, comissão parlamentar que investiga as fraudes no instituto. Ontem, a CPMI aprovou a quebra de sigilo bancário e fiscal de pessoas, empresas, sindicatos e associações de aposentados associados aos desvios. Entre os nomes estavam o 'Careca do INSS' e Maurício Camisotti, além de dirigentes de entidades como a Associação de Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.