Desvios de emendas parlamentares são alvo de operação da PF
Reprodução/Linkedin
12/12/2025 | 10h36
São Paulo, 12/12/2025 - A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que investiga desvios de emendas parlamentares na manhã desta sexta-feira. Uma das pessoas investigadas é apontada como assessora do ex-presidente da Câmara e deputado federal Arthur Lira (PP-AL), Mariângela Fialek, conforme a apuração do Estadão.
Leia também: Alexandre de Moraes determina a perda imediata do mandato de Carla Zambelli
De acordo com o órgão, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), um deles no gabinete da liderança do Progressistas. A Operação Transparência está investigando os crimes de:
- Peculato;
- Falsidade ideológica
- Uso de documento falso e corrupção.
A servidora esteve à frente da liberação de recursos do orçamento secreto, mecanismo que permitia aos parlamentares destinar verbas federais para obras e serviços com transparência limitada, declarado inconstitucional pelo STF em 2022.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
