Inmet tem alerta laranja e amarelo para chuvas para quase todo o País
Adobe Stock
Por Estadão Conteúdo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 22/01/2026 - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 22, alertas de chuvas para diversas regiões do País, com áreas em amarelo e laranja, indicando diferentes níveis de risco com as precipitações. Das cinco regiões, apenas os Estados do Sul estão fora dos alertas, que valem até o próximo sábado, 24.
No alerta amarelo, que indica risco potencial, estão incluídas áreas das seguintes localidades:
- Goiás
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Tocantins
- Maranhão
- Acre
- Pará
- Mato Grosso
- Rondônia
- Amazonas
- Bahia
- Rio de Janeiro
- Piauí
- Distrito Federal
Leia mais: Chuvas intensas de verão: de quem é a responsabilidade pela drenagem urbana?
A recomendação é que a população redobre a atenção para alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios. As chuvas previstas variam de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.
Já o alerta laranja, que representa risco mais elevado e possibilidade de danos, atinge regiões das seguintes localidades:
- Goiás
- Minas Gerais
- Pará
- Bahia
- Tocantins
- Maranhão
- Mato Grosso
- Acre
- Espírito Santo
- Amazonas
- Rondônia
- Piauí
- Roraima
- Amapá
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal
Leia mais: Chuvas ajudam a melhorar reservatórios de SP, mas situação ainda é crítica
Nessa situação, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, com precipitações esperadas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia.
Segundo informações da Climatempo, cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro registraram os maiores volumes de chuva do País nos últimos dias, com acumulados entre 100 mm e pouco mais de 200 mm em vários pontos.
Em acordo com os alertas emitidos pelo Inmet, a previsão indica continuidade das chuvas até o fim da semana, em razão do segundo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, que permanece ativo sobre a Região Sudeste até sábado, 24.
Leia mais: Quando acaba o verão? Como fica a temperatura nesse período?
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
