Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Mota diz que ainda não há definição para pôr anistia na pauta de votação

Acervo Câmara dos Deputados

“Nós estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta. Não há ainda nenhuma definição”, disse Hugo Motta - Acervo Câmara dos Deputados
“Nós estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta. Não há ainda nenhuma definição”, disse Hugo Motta

Por Victor Ohana, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 04/09/2025, às 11h46
Brasília, 04/09/2025 - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que ainda não há definição sobre a possibilidade de pautar o projeto que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
 As declarações ocorreram na manhã desta quinta-feira, 4, na semana em que teve início o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
 No fim da quarta-feira, 3, Motta teve um encontro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em Brasília. Aliado de Bolsonaro, Tarcísio tem persuadido parlamentares em favor da anistia.
Leia também: Encerrada sessão de julgamento da tentativa de golpe; voto de Moraes sairá na 3ª-feira
“Nós estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta. Não há ainda nenhuma definição”, declarou Motta, ao ser questionado por jornalistas sobre a possibilidade de votação da anistia. “Estamos sempre ouvindo o colégio de líderes nessas pautas”, acrescentou.
 O presidente da Câmara também comentou a reunião que teve com Tarcísio. “O governador é um querido amigo, é do nosso partido, nós temos dialogado sempre. Não tem nenhuma novidade com relação a isso”.
Questionado se conversaram sobre a anistia, Motta respondeu: “O governador tem um interesse de que se paute a anistia, isso é público. E nós estamos ouvindo a todos. Estamos ouvindo os líderes que têm interesse e aqueles também que não têm interesse”.
Conforme mostrou o Broadcast Político Mota diz que ainda não há definição para pôr anistia na pauta de votação. A temperatura foi medida em uma reunião com os líderes na última terça-feira, 2.
 A oposição pressiona para que Motta paute pelo menos a urgência na próxima semana e realize a votação do mérito na semana que vem. O bloco sustenta que Bolsonaro tem sido vítima de perseguição política.
 Governistas, porém, argumentam que o projeto é inconstitucional e que a votação pode representar um novo conflito entre o Congresso Nacional e o STF.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias