MP possibilita instalação de data centers em zonas de processamento de exportação

Envato

Os eventuais data centers instalados nessas áreas terão de usar energia renovável que não tenham entrado em operação até hoje - Envato
Os eventuais data centers instalados nessas áreas terão de usar energia renovável que não tenham entrado em operação até hoje

Por Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa, da Broadcast

[email protected]
Publicado em 18/07/2025, às 16h00

Brasília, 18/07/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira, 18, que inclui no escopo da lei das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) as empresas prestadoras de serviços.

A medida serve, entre outros motivos, para viabilizar a instalação de um data center em Pecém, no Ceará. O data center do Pecém está sendo desenvolvido no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O projeto é liderado pela geradora de energia renovável Casa dos Ventos.

Leia tambem: Demanda por Data Centers no país poderia crescer 150% com 'repatriação', diz executivo

A MP foi assinada pelo presidente Lula no Ceará, onde ele cumpre agenda nesta sexta-feira, 18. Pela legislação atual, só podiam ser vinculadas a ZPEs as empresas exportadoras industrializadoras ou empresas prestadoras de serviços vinculadas à industrialização.

O texto também estabelece como condicionante, para que os conselhos de ZPEs avaliem durante a análise e a aprovação de projetos, a obrigação de que toda a energia elétrica a ser utilizada por empresas instaladas nessas zonas seja de fontes renováveis que não tenham entrado em operação até a data de publicação da medida provisória.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias