Tóquio, 21/10/2025 - O parlamento japonês elegeu Sanae Takaichi, de 64 anos, como a primeira mulher primeira-ministra do país nesta terça-feira.
Takaichi foi eleita pela primeira vez para o parlamento em 1993 e ocupou vários cargos importantes no partido e no governo, incluindo como ministra da segurança econômica e assuntos internos, apesar de sua experiência diplomática limitada.
Ex-baterista de uma banda de heavy metal, Takaichi foi designada em 4 de outubro a líder do Partido Liberal Democrata (PLD), que governa o Japão de maneira quase ininterrupta há décadas, mas que registra uma queda constante de popularidade.
Ultraconservadora, ela é admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e está entre aqueles que obstruíram medidas para o avanço das mulheres no Japão.
A agora primeira-ministra apoia a sucessão exclusivamente masculina da família imperial, se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (LGBT) e a uma revisão da lei civil que permite sobrenomes separados para casais, para que as mulheres não sejam pressionadas a abandonar os seus.
Protegida do ex-primeiro-ministro assassinado Shinzo Abe, Takaichi deve seguir as mesmas políticas econômicas e de segurança.
Ela apoia um exército mais forte, atualmente passando por um processo de construção de cinco anos, com o orçamento anual de defesa dobrado para 2% do produto interno bruto até 2027. Takaichi também é conhecida por defender uma posição mais dura em relação à China. Fonte: Associated Press.