Possível novo planeta com chance de ser habitável é descoberto
NASAJPL/ CaltechK. Miller (CaltechIPAC)
30/01/2026 | 13h12
São Paulo, 30/01/2026 - Um possível novo planeta foi descoberto por astrônomos, cerca de 6% maior que a Terra. Em teoria, há chance de que o local seja habitável para os seres humanos. A descoberta foi publicada na revista Astrophysical Journal Letter.
Leia também: Uso diário de IA no trabalho chega a 35% no Brasil, aponta LinkedIn
O planeta está localizado a aproximadamente 150 anos-luz da Terra, dentro da Via Láctea, e orbita sua estrela a uma distância comparável à que Marte mantém do Sol. Essa posição faz com que ele esteja na zona habitável de sua estrela, termo usado para locais em que poderia existir água em estado líquido na superfície.
A estrela dele, chamada de HD 137010, é semelhante ao Sol, no entanto, é mais fria e menos brilhante. Por isso, o planeta receberia menos luz e calor e, na prática, é mais parecido com Marte do que com a Terra. A temperatura máxima da superfície poderia chegar a -68 °C, apontam as estimativas.
Ele foi chamado de HD 137010 b. O planeta foi localizado por pesquisadores da Universidade do Sul de Queensland (UniSQ), juntamente com cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Oxford. No artigo, ele é classificado como um candidato a planeta, sem confirmação. Isso porque ainda é necessário mais observação para que a classificação seja definitiva.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
