Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Uso diário de IA no trabalho chega a 35% no Brasil, aponta LinkedIn

Freepik

Uso diário de inteligência artificial no trabalho dobra no Brasil - Freepik
Uso diário de inteligência artificial no trabalho dobra no Brasil
Por Alexandre Barreto

29/01/2026 | 16h10

São Paulo, 29/01/2026 - O número de profissionais que usam Inteligência Artificial (IA) diariamente no trabalho no Brasil passou de 17% para 35% em 18 meses, segundo o LinkedIn. Os dados fazem parte do Índice de Confiança do Trabalhador, pesquisa feita com usuários da plataforma por e-mail, que comparou os períodos de março a junho de 2024 e setembro a dezembro de 2025.

Leia também: Veja as profissões que mais crescem no Brasil, segundo o LinkedIn

O levantamento mostra que o uso de ferramentas de IA se tornou parte da rotina profissional. Além do crescimento no uso diário, a utilização semanal também avançou, subindo de 15% para 25% no mesmo intervalo. Considerando os dois grupos, o uso frequente de inteligência artificial no trabalho cresceu cerca de 1,9 vez em relação a 18 meses atrás.

Leia também: Profissional sênior e IA: como usar a experiência para gerar bons prompts

Entre as ferramentas mais conhecidas estão sistemas de apoio à escrita, análise de dados e organização de tarefas, como ChatGPT, Gemini e Copilot. O avanço indica uma mudança na forma como os profissionais executam atividades no dia a dia.

Segundo o LinkedIn, 79% dos profissionais brasileiros afirmam que a inteligência artificial aumenta a eficiência no trabalho. Outros 56% dizem receber apoio das empresas para desenvolver habilidades e conhecimentos relacionados ao uso dessas ferramentas.

Leia também: Brasil supera média global e 54% das pessoas já usam IA, diz Google/Ipsos

Nos próximos seis meses o interesse deve seguir em alta. A pesquisa mostra que 78% dos entrevistados afirmaram que pretendem aprender novas habilidades ligadas à inteligência artificial, reforçando a tendência de crescimento do uso da tecnologia no mercado de trabalho brasileiro.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias