Putin concordou em iniciar próxima fase do processo de paz, segundo Casa Branca

Kremilin

Tanto Putin quanto Zelensky, presidente da Ucrânia, estão dispostos a conversar, e Trump espera que a reunião entre os líderes aconteça - Kremilin
Tanto Putin quanto Zelensky, presidente da Ucrânia, estão dispostos a conversar, e Trump espera que a reunião entre os líderes aconteça

Por Isabella Pugliese Vellani, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 19/08/2025, às 15h41
São Paulo, 19/08/2025 - A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse em coletiva de imprensa nessa terça-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou em iniciar a próxima fase do processo de paz para o conflito com a Ucrânia. Segundo ela, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, continuarão a coordenar com os ucranianos as negociações de paz.
Leavitt destacou que o presidente dos EUA, Donald Trump, entende que garantias de segurança são importantes para o fim da guerra, mas ressaltou que tropas americanas "não estarão no terreno". "Trump está buscando entender o que os dois lados querem, os dois vão ter que ceder e sairão um pouco infelizes", afirmou.
Leia também: Putin propõe a Trump cessar-fogo condicionado a concessões territoriais da Ucrânia
A secretária mencionou que Putin e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estão dispostos a conversar, e Trump espera que a reunião entre os líderes aconteça. Segundo ela, a organização para a reunião já está acontecendo, mas não detalhou onde o encontro pode acontecer. "A ideia de reunião bilateral acontece após conversa com Putin, Zelensky e europeus", acrescentou.
Leavitt disse que a Rússia e "todos os outros países" respeitam os EUA novamente.
Palavras-chave Putin Rússia Ucrânia Trump

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias