Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Tarcísio defende reforma orçamentária e desvinculação de receitas

Foto: Agência Brasil

Tarcísio afirmou que a desvinculação orçamentária precisará ser discutida também nas regiões e nos conselhos municipais - Foto: Agência Brasil
Tarcísio afirmou que a desvinculação orçamentária precisará ser discutida também nas regiões e nos conselhos municipais

Por Geovani Bucci, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 30/10/2025, às 18h35 - Atualizado às 18h47

São Paulo, 30/10/2025 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira, 30, que o Congresso Nacional precisará pautar temas orçamentários como a desvinculação de receitas para garantir financiamentos sociais e utilizou o Sistema Único de Saúde (SUS) como exemplo. A fala ocorreu durante um elogio público à Assembleia Legislativa (Alesp) por apoiá-lo durante a privatização da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp).

"Hoje, 30%, 34%, 35%, até 38% dos orçamentos municipais vão para a saúde. E precisamos discutir o financiamento social. O Parlamento Federal precisa ter essa consciência", disse Tarcísio. "Se a gente não cuidar dessa questão agora, todo o esforço de construção do orçamento, daqui a alguns anos, vai se resumir a debater 2% ou 3% das despesas. Os outros 96%, 97% já estarão vinculados desde o início."

Ele afirmou que a desvinculação orçamentária precisará ser discutida também nas regiões e nos conselhos municipais. Destacou que as Assembleias Legislativas saíram na frente, conduzindo debates importantes, como o da Sabesp, e avaliou que esse é o caminho para enfrentar o desafio fiscal e social de forma "equilibrada" e com "responsabilidade."

Tarcísio disse que após a privatização da Sabesp, em pouco mais de um ano, cerca de 480 mil famílias passaram a ter acesso à água potável e por uma tarifa "menor". A afirmação contraria posicionamentos da oposição em São Paulo, que aponta o encarecimento das contas de água.

As declarações foram feitas no Palácio dos Bandeirantes durante anúncio de repasse de R$ 380 milhões em recursos extras para a área da saúde nos municípios. Participaram do evento o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes; o presidente da Alesp, André do Prado (PL); o vice-governador Felício Ramuth (PSD); e o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD).

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias