Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Trump diz que ação na Venezuela matou cubanos e cobra rapidez na produção de armas

White House

Donald Trump também cobrou celeridade na fabricação de armamentos pela indústria bélica dos Estados Unidos - White House
Donald Trump também cobrou celeridade na fabricação de armamentos pela indústria bélica dos Estados Unidos

Por Pedro Lima, da Broadcast

redacao@viva.com.br
06/01/2026 | 13h34 ● Atualizado | 14h08

São Paulo, 06/01/2026 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que a operação militar realizada na Venezuela envolveu "muitos soldados no terreno" e resultou na morte de militares estrangeiros. Segundo ele, "muitos soldados cubanos foram mortos" durante a ação, ao comentar os desdobramentos da ofensiva americana no país sul-americano realizada no último sábado.

Trump também usou as declarações, feitas em evento para integrantes do Partido Republicano, para reforçar sua defesa de um fortalecimento acelerado da indústria bélica dos EUA. De acordo com o presidente, o país "tem as melhores armas do mundo", mas enfrenta lentidão excessiva na produção de equipamentos militares. "Leva um tempo para fabricar armas", disse, ao criticar os prazos atuais da indústria de defesa.

Leia também: Plano de Trump para revitalizar petróleo da Venezuela pode enfrentar obstáculos

O presidente afirmou que pretende adotar uma postura mais dura com as empresas do setor. "Vou dizer aos contratantes de defesa para construírem mais rápido" e acrescentou que será "muito duro com as companhias de defesa". Na avaliação de Trump, alguns dos principais programas militares demoram demais para sair das linhas de produção. "O [caça] F-35 e o helicóptero Apache levam tempo demais para serem feitos", declarou, ao defender mudanças no ritmo de fabricação.

Além do tema militar, Trump voltou a destacar os efeitos das tarifas comerciais sobre a economia americana. Segundo ele, "temos US$ 650 milhões que entraram ou que vão entrar em breve no nosso país vindos de tarifas", apontando a arrecadação como um benefício direto da política comercial adotada por seu governo.

Petróleo para ser explorado

Trump, afirmou que há muito petróleo para ser explorado e que isso trará os preços da commodity para baixo.
O líder americano confirmou que sua equipe terá encontros com empresas petrolíferas. "Sabe-se do que se trata disso", afirmou em meio a notícias de que seu time planeja se reunir com executivos de empresas petrolíferas americanas ainda esta semana para discutir o aumento da produção de petróleo venezuelana, após as forças dos EUA deporem o líder Nicolás Maduro.
Ele disse ainda que se o seu partido não conseguir ganhar a eleição de meio de mandato, ele será alvo de um impeachment.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias