Câmara Nacional Eleitoral (CNE) da Argentina
Por Laís Adriana, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 26/10/2025 - As urnas para as eleições legislativas de meio de mandato na Argentina abriram para votação nesta manhã, às 8h (horáio de Brasília), segundo informações da imprensa local. O pleito é acompanhado de perto como indicador de força do presidente argentino, Javier Milei, após meses de escândalos de corrupção, reformas radicais na economia e resgate dos EUA para ajudar a controlar reações no mercado cambial.
As eleições também marcam a estreia da cédula única de papel, substituindo o antigo esquema de votação onde a população levava para a urna os papéis do partido e candidato em que desejavam votar. Segundo o La Nácion, o método traz "alguns temores" para a Justiça Eleitoral, grupos políticos e organizações governamentais especializadas em transparência eleitoral.
A nova cédula precisa ser assinalado com um "X" no nome do candidato e partido escolhidos, o que, conforme o La Nácion, pode confundir os eleitores e aumentar o número de votos nulos, a possibilidade de impugnação dos votos na recontagem e a incapacidade do governo de lidar com a contagem dos votos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Saúde pública