Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Urnas abrem para as eleições legislativas de meio de mandato na Argentina

Câmara Nacional Eleitoral (CNE) da Argentina

As eleições deste ano marcam a estreia da cédula única de papel, substituindo o antigo esquema de votação - Câmara Nacional Eleitoral (CNE) da Argentina
As eleições deste ano marcam a estreia da cédula única de papel, substituindo o antigo esquema de votação

Por Laís Adriana, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 26/10/2025, às 09h18

São Paulo, 26/10/2025 - As urnas para as eleições legislativas de meio de mandato na Argentina abriram para votação nesta manhã, às 8h (horáio de Brasília), segundo informações da imprensa local. O pleito é acompanhado de perto como indicador de força do presidente argentino, Javier Milei, após meses de escândalos de corrupção, reformas radicais na economia e resgate dos EUA para ajudar a controlar reações no mercado cambial.

As eleições também marcam a estreia da cédula única de papel, substituindo o antigo esquema de votação onde a população levava para a urna os papéis do partido e candidato em que desejavam votar. Segundo o La Nácion, o método traz "alguns temores" para a Justiça Eleitoral, grupos políticos e organizações governamentais especializadas em transparência eleitoral.

A nova cédula precisa ser assinalado com um "X" no nome do candidato e partido escolhidos, o que, conforme o La Nácion, pode confundir os eleitores e aumentar o número de votos nulos, a possibilidade de impugnação dos votos na recontagem e a incapacidade do governo de lidar com a contagem dos votos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias