Essas 2 dicas inusitadas de um nutricionista podem ajudar com a pressão alta

Foto: Envato Elements

Alimentos como banana, beterraba, espinafre, morango e couve ricos em potássio e nitratos naturais foram aliados importantes - Foto: Envato Elements
Alimentos como banana, beterraba, espinafre, morango e couve ricos em potássio e nitratos naturais foram aliados importantes

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 13/05/2025, às 08h00

O epidemiologista e especialista em nutrição Tim Spector, conhecido por seu trabalho com microbioma intestinal e alimentação saudável, viveu uma experiência marcante aos 53 anos. Enquanto esquiava, começou a ter visão dupla, conseguiu descer a montanha, mas logo depois foi diagnosticado com um mini-AVC (acidente vascular cerebral leve) e pressão alta.

Em entrevista ao Business Insider, ele revelou que na época estava bem abaixo da média de idade para casos de AVC no Reino Unido, que gira em torno dos 74 anos.

Por isso, o episódio acendeu um alerta: em vez de seguir a orientação tradicional de cortar o sal da dieta, ele adotou duas medidas menos convencionais e os resultados foram positivos:

1. Sal com potássio

Para quem tem hipertensão, a recomendação clássica é reduzir o consumo de sódio. Mas Spector percebeu que, ao tentar eliminar o sal, sua comida perdeu o sabor e isso não trouxe os benefícios esperados. Descobriu, então, que era "resistente ao sal", ou seja, o sódio não afetava sua pressão da mesma forma que na maioria das pessoas.

A solução foi adotar um tipo de sal alternativo, rico em potássio. Esse mineral tem efeito oposto ao sódio: ajuda a eliminar o excesso de sal pela urina e relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, o que favorece a redução da pressão arterial. Essa troca sutil trouxe efeitos concretos para sua saúde.

2. Frutas e vegetais

Spector já evitava alimentos ultraprocessados, mas resolveu ir além e incluir ainda mais frutas e legumes na alimentação diária.

Alimentos como banana, beterraba, espinafre, morango e couve ricos em potássio e nitratos naturais foram aliados importantes. Estudos indicam que dietas ricas em vegetais ajudam a reduzir a pressão arterial e diminuem o risco de obesidade, outro fator associado à hipertensão.

A estratégia adotada por Spector se alinha à dieta DASH, recomendada por cardiologistas e instituições de saúde no mundo todo. Hoje, ele compartilha essa experiência para alertar que é possível controlar a pressão alta com mudanças simples e saborosas, sem precisar cortar completamente o sal desde que feitas com orientação e consciência.

Palavras-chave Pressão alta hipertensão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias