Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

37 hospitais privados já foram aprovados no programa Agora Tem Especialistas

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Dos 192 hospitais que manifestaram interesse no programa federal, 37 já tiveram a programação aprovada, afirma o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Dos 192 hospitais que manifestaram interesse no programa federal, 37 já tiveram a programação aprovada, afirma o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Por Victor Ohana, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 13/09/2025, às 14h52

Brasília, 13/09/2025 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, neste sábado, 13, que 37 hospitais privados tiveram programação aprovada pela pasta no programa "Agora Tem Especialistas" e devem iniciar os atendimentos em setembro. De acordo com Padilha, na próxima sexta-feira, 19, será possível ter uma data para o início dos atendimentos em 12 Estados.

As declarações ocorreram após uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), para acompanhar um dia de mutirão de atendimento à população realizado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde.

Leia também: "Em se tratando de saúde, não tem esquerda ou direita', diz Lula em evento

Segundo Padilha, os governos estaduais fazem no momento a convocação dos pacientes para o início do tratamento nos hospitais privados. Ele afirmou que já começaram os atendimentos em unidades no município de Fortaleza (CE).

"Nos hospitais privados, que também podem trocar suas dívidas, 192 hospitais privados já manifestaram interesse, ou seja, já aderiram ao programa. Desses 192, 37 já tiveram a programação aprovada", declarou o ministro. "Está sendo pactuado com os Estados e municípios quando eles chamam os pacientes", continuou.

Leia também: Governo anuncia adesão de hospitais particulares ao programa Agora Tem Especialistas

"A nossa expectativa é de que na próxima sexta-feira, no dia 19, ter uma data nos 12 Estados principais onde a gente vai ver vários desses atendimentos acontecendo", acrescentou.

Segundo Padilha, alguns hospitais estão aguardando a conclusão da votação da Medida Provisória que cria o programa Agora Tem Especialistas. A MP foi aprovada em comissão mista no Congresso Nacional em 10 de setembro e segue para a Câmara dos Deputados.

"À medida que a Medida Provisória foi aprovada por unanimidade na comissão nessa semana, deve ir para o plenário nas próximas duas semanas para concluir a votação. Isso faz com que mais hospitais queiram aderir, porque estavam aguardando a tramitação da Medida Provisória", declarou.

Leia também: Planos de saúde devem abater até R$ 4 bilhões em dívidas em programa do SUS

Padilha disse ainda que vai "cumprir a meta" de ter os primeiros atendimentos pelos hospitais privados dentro do programa ainda neste mês. "A nossa expectativa era de que os primeiros contratos fossem assinados no mês de agosto. Nós cumprimos a meta", afirmou. "Agora a expectativa é de, no mês de setembro, já ter maior volume de atendimentos, não só os contratos assinados."

O programa Agora Tem Especialistas foi lançado pelo Ministério da Saúde para reduzir as filas e o tempo de espera no Sistema Único de Saúde. Nesse âmbito, os hospitais privados que aderirem ao programa receberão créditos financeiros para abatimentos de dívidas federais.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias