Tânia Rêgo/Agência Bras
Publicado em 02/12/2025, às 08h44
São Paulo, 2/12/2025 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um crescimento de 77% nos novos casos de câncer no mundo em 2050, totalizando 35,3 milhões de casos, frente aos 20 milhões registrados em 2022. Os maiores aumentos são esperados para países de renda média e baixa, principalmente devido à falta de estrutura e preparo para o tratamento da doença.
As informações foram apresentadas pela diretora da Agência Internacional para Pesquisa de Câncer (IARC/OMS), Elisabete Weiderpass, durante um seminário promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Leia também: Conheça as inovações mais recentes no tratamento de câncer no Brasil
Ela ressalta que a carga do câncer não é distribuída de forma igual globalmente, com disparidades marcadas na incidência e mortalidade entre continentes.
“Na África, nós temos cerca de 6% de todos os casos de câncer no mundo e quase 8% das mortes por câncer. Então, outra vez, uma proporção de mortalidade maior do que a proporção de incidência, indicando falta de acesso a diagnóstico e tratamento efetivo”.
Sobre as taxas de mortalidade, a OMS estima um aumento de 85% até 2050, comparado a 2022. No Brasil, o número de mortes diretamente relacionadas ao câncer também aumentará para 554 mil até 2050, um crescimento de quase 100% em relação a 2022.
No País, o câncer já é a primeira causa de mortalidade em mais de 600 municípios. Segundo as estimativas, a doença se tornará a primeira causa de morte no Brasil, superando doenças cardiovasculares, até 2030.
Leia também: A vacina que previne câncer: o que você precisa saber sobre a proteção contra o HPV
Projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 700 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025. Para Elisabete Weiderpass, esse aumento irá “estrangular o sistema de saúde”. Dessa forma, a agência defende que ações sejam tomadas imediatamente para evitar um problema maior no manejo e controle desses novos casos.
Os cinco principais tipos de câncer responsáveis pela mortalidade global de acordo com a OMS são:
Câncer de pulmão: principal causa de mortalidade no mundo, representando 1,8 milhão de mortes;
Câncer colorretal (cólon e reto);
Câncer de fígado;
Câncer de mama feminino;
Câncer de estômago.
Leia também: Cirurgia robótica para câncer de próstata chegará ao SUS em 2026
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Comércio exterior