Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Mamografia pode ser feita grátis em carreta na Alesp; veja outras cidades

Divulgação Alesp

Carreta de mamografia do programa Mulheres de Peito estará na Alesp, em frente ao Parque do Ibirapuera - Divulgação Alesp
Carreta de mamografia do programa Mulheres de Peito estará na Alesp, em frente ao Parque do Ibirapuera
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 24/10/2025, às 11h18

São Paulo, 24/10/2025 - A partir do dia 28 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebe a Carreta da Mamografia para atender cerca de 500 mulheres gratuitamente até o dia 7 de novembro.

A ação faz parte do programa Mulheres de Peito e, durante o período, a carreta estará localizada no estacionamento da Alesp, perto do Parque do Ibirapuera, com estrutura completa para a realização dos exames.

A entrega dos resultados impressos ocorrerá no ato do atendimento, e os laudos digitais estarão disponíveis em até 48 horas, mediante login entregue no local.

Leia também: Veja como fazer mamografia em São Paulo e no interior de forma facilitada

Quem poderá fazer os exames?

O atendimento estará disponível para todas as mulheres com mais de 35 anos, sejam funcionárias da Alesp ou não. Os documentos exigidos variam conforme a faixa etária:

  • 35 a 49 anos: pedido médico do SUS, cartão SUS e RG;

  • 50 a 69 anos: cartão SUS e RG;

  • Acima de 70 anos: pedido médico do SUS, cartão SUS e RG.

Caso a paciente não possua pedido médico, ela poderá passar por uma avaliação com profissional de saúde e obtê-lo, caso seja considerado necessário.

Atendimentos

No primeiro dia, 28 de outubro, o atendimento começará às 13h, com limite de 25 pacientes. A partir dos dias seguintes, a carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nesse período, serão distribuídas 60 senhas por dia, por ordem de chegada.

Leia também: Diagnóstico de câncer de mama não é sentença de morte, dizem pacientes

Outras localidades

As carretas do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, também chegarão aos estados de Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, Piauí e ao Distrito Federal. Nesta sexta-feira (24), as unidades estarão em Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelotas (RS).

A unidade de Brasília já está em funcionamento e, nos próximos 30 dias, o Ministério estima que cerca de 1,5 mil mulheres sejam atendidas apenas no estacionamento do Hospital de Ceilândia, região administrativa da capital.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias