Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 15/10/2025 - Durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Governo de São Paulo intensifica as ações de prevenção com o programa Mulheres de Peito, que leva exames gratuitos de mamografia a diferentes regiões do estado.
Desde a última terça-feira (14), as Carretas da Mamografia iniciaram os atendimentos em São Paulo, Salto, Várzea Paulista e Iporanga, com estrutura completa para o diagnóstico precoce da doença.
O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de 50 senhas diárias, e aos sábados, das 8h às 12h, com 25 senhas disponíveis, sempre por ordem de chegada (exceto feriados).
Leia também: Outubro Rosa: como agendar mamografias grátis pelo SUS
Mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar a mamografia apenas com RG e cartão do SUS, sem necessidade de pedido médico. Já aquelas entre 35 e 49 anos ou com mais de 70 anos precisam apresentar solicitação médica para participar.
Caso o resultado indique alguma alteração, a paciente é encaminhada para serviços de referência do SUS, onde pode realizar exames complementares e iniciar o tratamento adequado.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o programa registrou um aumento de 40% nos atendimentos em 2024, com 34,6 mil mamografias realizadas em todo o estado, contra 24,6 mil em 2023, um avanço que reforça a importância da iniciativa no combate ao câncer de mama.
Leia também: Apenas 23% das mulheres entre 50 e 69 anos realizaram mamografia no Brasil
Além das carretas, mulheres de 50 a 69 anos podem agendar gratuitamente o exame pelo telefone 0800 779 0000. O agendamento é feito pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), garantindo praticidade e acesso facilitado ao serviço.
São Paulo (Sé)
São Paulo (Brás)
Salto
Várzea Paulista
Iporanga
Com estrutura itinerante e equipe especializada, as Carretas da Mamografia colaboram com o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é essencial para o sucesso do tratamento e o aumento das chances de cura.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe