Anvisa proíbe venda de anel que promete controlar e medir glicose

Envato

Segundo a Anvisa, nenhum dos produtos do tipo anel tem eficácia comprovada na medição de glicose ou registro sanitário, podendo prejudicar pacientes com diabetes - Envato
Segundo a Anvisa, nenhum dos produtos do tipo anel tem eficácia comprovada na medição de glicose ou registro sanitário, podendo prejudicar pacientes com diabetes
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 04/09/2025, às 10h10

São Paulo, 04/08/2025 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu na terça-feira, 2, a comercialização de produtos em formato de anel que prometem medir o nível de glicose sem a necessidade de retirar o sangue por picadas de agulhas.

A distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso também foram restringidos com a medida.

[Colocar ALT]
Publicidade de anel para controle de glicose passou a ser proibida pela Anvisa desde terça-feira (Reprodução)

Além da glicose, a Anvisa diz que os produtos prometem medir também o nível de oxigênio e de atividade cardíaca, mas não oferecem nenhuma base científica ou aprovação do órgão regulador.

Leia também: Anvisa proíbe e manda recolher 'Xarope da Vovó' e mais três medicamentos

"Nenhum dos produtos tem eficácia comprovada e nem registro sanitário na Anvisa e estão sendo anunciados e expostos à venda em diversos sites de compras online e nas redes sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok. Além disso, os anúncios utilizam imagens de personalidades famosas para enganar os consumidores", disse a agência em nota.

Foram proibidos os seguintes produtos: Anel para Acupressão Glucomax (todos); Glicomax (todos); Glucomax (todos) e Glucomax Pro (todos).

Leia também: Anvisa manda recolher lotes de medidor de glicose e interdita tiras para teste

Na manhã de hoje, contudo, outros produtos genéricos do tipo anel foram identificados pela reportagem como disponíveis para venda em sites e plataformas de compra. Em alguns casos, os anúncios prometem desde "impulsionar o metabolismo" até "regular a circulação de açúcar no corpo usando terapia de acupressão magnética, estimule o pâncreas para promover a produção de insulina".

Atualmente, além de testes laboratoriais, o nível de glicose no sangue pode ser monitorado individualmente por meio de um glicosímetro, que facilita o automonitoramento de doenças crônicas como diabetes.

Leia também: Pré-diabetes: sinais de alerta e como evitar a evolução da doença

Eles ajudam a entender como fatores como alimentação, atividade física e medicamentos afetam a glicemia, a partir de uma gota de sangue extraída por uma agulha acoplada ao equipamento e de uma fita reagente, o que se traduz em um número que indica o nível de glicose no momento.

A Anvisa reforça que irregularidades podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 642 9782.

Palavras-chave Anvisa anel diabetes glicose

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias