Cadastrados na Farmácia Popular vão receber mensagens de alerta pelo WhatsApp

Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo

O primeiro envio será feito para um grupo de hipertensos que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses - Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo
O primeiro envio será feito para um grupo de hipertensos que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses
Por Bianca Bibiano [email protected]

Publicado em 29/05/2025, às 11h04

São Paulo, 29/05/2025 - A partir desta semana, pessoas que usam programas do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Farmácia Popular, receberão mensagens pelo WhatsApp e também por meio do aplicativo GovBR reforçando a importância de não interromper tratamentos de uso contínuo. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro envio será feito para um grupo de hipertensos que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses no Farmácia Popular. O programa do Governo Federal disponibiliza gratuitamente, em farmácias credenciadas, os medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde. "O objetivo da ação é alertar os cidadãos da importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo", esclareceu a Pasta.

Serão enviadas, inicialmente, cerca de 270 mil mensagens (de um total de 3,5 milhão de pessoas nesta situação) como forma de testar a efetividade da ação. A programação de disparos vai incluir também lembretes sobre retirada de medicamentos para diabetes, vacinação e agendamento de consultas médicas com especialistas.

Preocupações com segurança digital

Segundo o Ministério, para ter certeza de que uma mensagem recebida no WhatsApp é proveniente do Governo Federal, é preciso estar atento ao selo azul em destaque no remetente da mensagem. O selo azul confirma que a conta foi autenticada pela empresa Meta, dona do aplicativo de mensagens. Outras fontes de informação incluem a caixa de entrada do aplicativo Gov.br e um banner informativo no site do Ministério da Saúde.

Além disso, cada usuário cadastrado receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Ministério da Saúde e poderá optar por descontinuar os envios.

Palavras-chave Farmácia Popular

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias