Casos de Covid-19 sobem no Brasil e reacendem alerta; veja recomendações

Foto: Adobe Stock

Vacinação é a chave para manter casos de Covid-19 em baixa - Foto: Adobe Stock
Vacinação é a chave para manter casos de Covid-19 em baixa

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 11/09/2025, às 11h31

São Paulo, 11/09/2025 - O Brasil vive novamente um aumento de casos de Covid-19 em diversas cidades. Embora o cenário esteja distante do impacto da fase mais crítica da pandemia, especialistas reforçam que o vírus continua circulando e exige atenção, sobretudo em grupos mais suscetíveis.

Segundo a Agência Brasil, dados recentes da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) mostram que a taxa de positividade para a doença chegou a 13,2% nas últimas dez semanas analisadas, o maior índice desde março deste ano.

Leia também: Nova vacina 2 em 1 pode facilitar imunização de idosos contra gripe e Covid; saiba como

A tendência se explica pela queda natural dos anticorpos, pelo surgimento de novas variantes e também pelo comportamento das infecções respiratórias, que costumam se intensificar em períodos de maior aglomeração em ambientes fechados, como acontece no inverno.

Grupos que devem ficar em alerta

Entre os grupos mais impactados estão as crianças pequenas com menos de dois anos, que não foram expostas ao vírus, correm risco de complicações semelhantes às registradas na pandemia.

Leia também: Moderna recebe aval nos EUA para nova vacina contra Covid-19

Os idosos também estão no centro da preocupação, pois a redução natural da resposta imunológica com o envelhecimento faz com que pessoas acima de 60 anos apresentem maior risco de hospitalização e morte em decorrência da covid-19. A maioria dos óbitos ainda ocorre nessa faixa etária.

Gestantes completam a lista dos grupos de maior vulnerabilidade, já que a imunização nesse período contribui não apenas para a proteção da mãe, mas também do bebê nos primeiros meses de vida.

Embora a Covid-19 seja, em muitos casos, semelhante a outras doenças virais leves, a testagem segue como recomendação estratégica. Ou seja, se estiver com algum dos sintomas da doença, é importante realizar o teste para descobrir se está com o vírus da Covid ou não.

Leia também: Gripe, resfriado ou Covid? Aprenda a diferenciar e aliviar os sintomas

Para a população em geral, ela pode ser uma escolha individual, mas, em idosos, com sistema imunológico enfraquecido e pacientes de maior risco, o exame tem papel fundamental para reduzir complicações e facilitar o manejo clínico.

Vacina sem padrão estável

vacina
Foto: Envato Elements

No campo das vacinas, a possibilidade de juntar a imunização contra a Covid-19 com a da gripe ainda é tema de debate na comunidade científica.

Enquanto a influenza apresenta comportamento sazonal bem definido e vacinas são atualizadas anualmente de forma padronizada pela Organização Mundial da Saúde, o SARS-CoV-2 (vírus da família dos coronavírus), ainda não segue um padrão estável no mundo.

No Brasil, por exemplo, já foram identificados dois picos de maior circulação do vírus ao longo do ano, o que dificulta a adoção de uma fórmula única. Porém, manter vacinas de forma independente ainda é a melhor opção para garantir proteção adequada em diferentes momentos.

Hoje, a recomendação do Ministério da Saúde é de duas doses anuais contra a Covid-19 para pessoas que fazem parte dos grupos de risco.

Leia também: Vacina da Covid ajudou a aumentar a longevidade global, mostra nova pesquisa

Apesar da alta nos casos, especialistas reforçam que a combinação entre vacinação, histórico de infecção prévia e cuidados individuais continua sendo a principal barreira contra novas ondas de hospitalizações e mortes por Covid-19 no país.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias