Convulsão: o que causa e como ajudar quem está na crise convulsiva?
Reprodução/BBB/Globo
Por Bárbara Ferreira
redacao@viva.com.brSão Paulo, 14/01/2026 - Após o País assistir Henri Castelli ter uma crise convulsiva durante uma prova de resistência no Big Brother Brasil (BBB), nesta quarta-feira, surge a dúvida sobre o que fazer diante do problema. Nem sempre uma convulsão está ligada a doenças crônicas e pode ocorrer isoladamente em situações extremas. Por isso, é importante entender como ajudar alguém que está convulsionando.
Para o VIVA, a neurologista Lorena Bochenek explica que uma convulsão é uma descarga elétrica excessiva e desorganizada no cérebro, que interfere imediatamente nas funções do corpo.
Quais os sintomas mais comuns da convulsão
- Perda ou alteração da consciência
- Contrações musculares involuntárias
- Rigidez do corpo ou movimentos repetitivos
- Respiração irregular
- Salivação excessiva
- Perda do controle da urina
Quando a crise passa, é comum que a pessoa se sinta confusa e sonolenta, e que apresente dores de cabeça e no corpo. Somente médicos conseguem interromper a crise com medicação e investigar a causa da convulsão, que vai definir o tratamento. Durante o episódio, quem o presencia deve estar atento.
Leia também: Tontura ao se levantar? O que pode ser e quando procurar médico
Como ajudar uma pessoa durante uma convulsão?
O primeiro passo é solicitar ajuda médica, além de alguns cuidados que, segundo Bochenek, podem salvar vidas. É importante que quem ajuda mantenha a calma na situação e que afaste objetos ao redor do paciente para evitar machucados.
- Coloque a pessoa de lado, se possível, para evitar aspiração de saliva
- Observe o tempo da crise
- Não coloque nada na boca
- Não segure os braços ou pernas
- Não tente dar água ou medicamentos durante a crise
Observar o tempo da crise será uma informação valiosa para a equipe médica. Neste caso, quem presencia deve estar atento se a convulsão durar mais de cinco minutos, caso haja repetição ou a pessoa não recupere a consciência em pouco tempo.
Leia também: Férias no Verão: como curtir praias, piscinas e festas sem passar mal de calor?
O que causa uma convulsão?
Como uma prova de resistência, a privação prolongada de alimentos, água e sono, somada a esforço físico intenso e estresse extremo podem desencadear uma convulsão, aponta a neurologista. O caso de Henri está sendo avaliado por médicos e a causa não foi divulgada pela Globo.
Para Bochenek, quando o corpo fica desidratado ou em jejum prolongado, pode acontecer hipoglicemia, alterações de eletrólitos, queda de pressão e sobrecarga do sistema nervoso. Além disso, uma crise convulsiva também pode estar atrelada a alguma doença.
Fatores de causa de convulsão
- Epilepsia
- Distúrbios metabólicos (hipoglicemia, hiponatremia, uremia)
- Desidratação grave
- Distúrbios de eletrólitos
- Privação de sono intensa
- Uso ou abstinência de álcool e drogas
- Febre (mais comum em crianças)
- AVC, traumatismo craniano ou infecções do sistema nervoso
- Estresse físico e emocional extremos
- Uso ou abstinência de álcool e drogas
- Reações a medicamentos
- Infecções sistêmicas
Convulsões nem sempre indicam uma doença crônica, mas sempre exigem avaliação médica. Saber como agir corretamente durante uma crise pode evitar complicações e salvar vidas.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
