Foto: Adobe Stock
Publicado em 05/11/2025, às 10h56
São Paulo, 05/11/2025 – O "Dia D" contra a dengue será realizado no próximo sábado, dia 8, conforme anúncio do Ministério da Saúde. A mobilização nacional tem o objetivo de conscientizar gestores públicos, profissionais da saúde e a população em geral sobre as medidas de prevenção e cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti.
Dados do ministério divulgados em abril revelaram mais de 1,5 milhão de casos prováveis de dengue e 1.688 mortes — uma redução de 75% e 72%, respectivamente, em comparação com 2024.
Leia também: Vacina do Butantan contra dengue deve chegar à população em 2026
Apesar da diminuição, a situação ainda é alarmante. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou, durante o anúncio sobre o "Dia D", que, historicamente, os números de casos de dengue, zika e chikungunya aumentam a partir de novembro e se estendem até maio, períodos climáticos mais favoráveis à proliferação do mosquito.
Outro fator relevante para a mobilização é o aumento do número de municípios brasileiros em alerta para a dengue — ao menos 30% das cidades já se encontravam nessa situação entre agosto e setembro.
No mesmo evento, o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Pimenta, apontou que mais de 80% das larvas do mosquito encontradas por agentes de combate às endemias estavam em ambientes domiciliares, como vasos de plantas, garrafas usadas, vasos sanitários sem uso, ralos, filtros, entre outros. A fiscalização foi realizada em 3,2 mil municípios.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Diabetes