Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Nesta quarta-feira (24) comemoramos o Dia do Chimarrão. Mais do que uma bebida tradicional do sul do Brasil, o chimarrão é um símbolo de hospitalidade e união. Mas você sabia que ele também traz diversos benefícios para a saúde? Abaixo, listamos sete vantagens surpreendentes do consumo regular de chimarrão e que talvez você nem soubesse.
O chimarrão contém uma quantidade significativa de antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres no organismo. Esses compostos contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças crônicas.
Por ser rico em saponinas, xantinas e teobromina, que são compostos bioativos antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, o consumo de chimarrão pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (o "ruim") no sangue, devido à presença de saponinas e outros compostos bioativos. Isso contribui para a saúde cardiovascular.
O chimarrão possui propriedades que auxiliam no processo digestivo, estimulando a produção de bile e enzimas digestivas. Isso pode facilitar a digestão dos alimentos e aliviar sintomas de indigestão.
A erva-mate utilizada no chimarrão é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro, essenciais para o bom funcionamento do organismo.
A cafeína presente na erva-mate atua como um estimulante natural, aumentando a disposição física e mental. Diferente de outras bebidas cafeinadas, o chimarrão proporciona energia de forma gradual e sustentada.
Apesar de parecer simples, preparar um bom chimarrão exige cuidado e atenção. Confira o passo a passo:
Nota: Cuidado! É importante consumir o chimarrão em temperaturas adequadas. O consumo de bebidas muito quentes (acima de 65°C) está associado a um aumento no risco de câncer de esôfago. Portanto, aguarde a bebida esfriar um pouco antes de consumi-la.
Embora seja uma bebida com diversos benefícios, o chimarrão não é indicado para todas as pessoas. Quem sofre de gastrite, refluxo gastroesofágico ou úlceras deve evitar o consumo, já que a erva-mate possui cafeína e compostos que podem irritar a mucosa gástrica.
Além disso, pessoas hipertensas ou com sensibilidade à cafeína devem consumir com moderação, pois a bebida pode causar aumento da pressão arterial e insônia. Mulheres grávidas ou lactantes também devem consultar um profissional de saúde antes de consumir com frequência. Dessa forma, a bebida também não é recomendada para crianças.
Celebrar o Dia do Chimarrão é também reconhecer a riqueza cultural do sul do Brasil e os inúmeros benefícios que a erva-mate pode oferecer à saúde. Entre goles e histórias, o chimarrão continua sendo um símbolo de tradição que aquece não só o corpo, mas também os laços entre as pessoas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.