Envato
Por Joyce Canele
[email protected]Sabe aquele inchaço abdominal que incomoda no final do dia? Ou até mesmo ao acordar? Ele pode ser causado por alimentação desequilibrada, estresse, ansiedade, noites mal dormidas e sedentarismo, desencadeando inflamações silenciosas no organismo.
Para ajudar na redução esse problema, alguns alimentos anti-inflamatórios ganham destaque, pois ajudam a diminuir a retenção de líquidos e a equilibrar o intestino, contribuindo para “desinchar a barriga” e ajudando na autoestima e bem-estar.
Ao separar os ingredientes da salada, reduza o alface e aposte nos seguintes vegetais: rúcula, agrião e couve, que além de conter fibras e magnésio, auxiliam na limpeza e na movimentação do intestino.
Muito se fala sobre o iogurte natural, mas existe outro tipo de alimento que promove o equilíbrio da microbiota intestinal, fator essencial para evitar distensão abdominal e gases. Esse alimento é o kefir, uma bebida fermentada que tem seu substrato mais comum no leite (caprino, bovino ou de ovelha).
Poucos sabem, mas nem todas as frutas são anti-inflamatórias. As queridinhas quando o assunto “desinchar a barriga” são o abacaxi, melancia e mamão, pois contêm uma ação diurética natural, ajudando o corpo a eliminar líquidos.
As raízes mais importantes no combate ao inchaço abdominal são o gengibre e a cúrcuma (açafrão-da-terra). Eles têm compostos bioativos que reduzem inflamações e melhoram a digestão.
Alguns legumes diuréticos que ajudam na saúde intestinal, combatendo a prisão de ventre e evitando que a barriga fique inchada, são: abóbora, beterraba e cenoura. Todos esses alimentos têm alto teor de água, baixo teor de sódio, que ajuda a evitar a retenção de líquidos, e ação detox, que ajuda o corpo a eliminar toxinas naturalmente, principalmente através da urina.
Os maiores inimigos incluem açúcar em excesso, farinhas refinadas, embutidos, refrigerantes e alimentos ultraprocessados. Esses são os principais causadores do inchaço abdominal, gerando inflamação, afetando sua saúde intestinal e estimulando retenção de líquidos.
E isso vai além de uma questão estética. Reduzir a inflamação e o inchaço é um passo importante para melhorar sua saúde.Tudo se inicia a partir da consciência na hora de escolher o que vai à mesa.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.