Foto: Adobe Stock
Publicado em 05/11/2025, às 09h57
São Paulo, 05/11/2025 - A Prefeitura do município de Leme, no interior de São Paulo, confirmou duas mortes em decorrência da febre maculosa, conhecida também como doença do carrapato. Os óbitos foram registrados em 31 de outubro. Não foram divulgados os nomes, idades ou gênero das vítimas.
As autoridades municipais informaram, ainda, que todas as medidas previstas pelos protocolos de vigilância e controle foram adotadas imediatamente pelas equipes técnicas da prefeitura, assim que os casos foram identificados.
Leia também: Descoberta em carrapatos pode virar novo remédio contra febre maculosa
As mortes em Leme ocorreram após outros três óbitos registrados em Salto, também no interior paulista, na semana do dia 20 de outubro. Ainda no mesmo mês, o Ministério da Saúde promoveu um evento sobre a febre maculosa. Nele, a coordenadora-geral substituta de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial, Silene Santos, ressaltou que São Paulo é o estado com o maior número de casos no país, concentrando 80% das confirmações.
Além de São Paulo, outros estados da região Sudeste também apresentam os maiores índices de casos e mortes por febre maculosa, segundo dados do Sinan e do e-SUSVS, contabilizados até setembro deste ano:
Minas Gerais: 2
Espírito Santo: 1
Rio de Janeiro: 6
São Paulo: 20
A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril aguda transmitida pela picada do carrapato. Apesar de sua gravidade variar, a doença apresenta uma alta taxa de letalidade.
Principais sintomas:
Febre de início súbito;
Dor de cabeça intensa;
Dores no corpo;
Náuseas;
Vômitos;
Diarreia;
Dor abdominal;
Dor muscular constante;
Inchaço e manchas vermelhas na pele.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Diabetes