Engasgo e asfixia: reconheça os sinais e saiba como ajudar

Foto: Envato Elements

Um dos procedimentos mais eficazes para reverter o engasgo é a manobra de Heimlich - Foto: Envato Elements
Um dos procedimentos mais eficazes para reverter o engasgo é a manobra de Heimlich

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 18/08/2025, às 15h02

São Paulo, 18/08/2025 - O engasgo é uma emergência que pode ocorrer a qualquer momento, seja durante uma refeição ou até mesmo com pequenos objetos, especialmente no caso de crianças e recém-nascidos. A situação acontece quando um alimento ou objeto entra pelo caminho errado e obstrui as vias respiratórias, impedindo a passagem de ar.

Na parte superior da laringe está a epiglote, uma pequena 'porta' feita de tecido cartilaginoso que funciona como válvula natural do corpo.

Leia também: Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para erros em casos de engasgo

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, ela se abre para a passagem do ar e se fecha ao engolirmos, direcionando o alimento para o estômago.

Quando esse mecanismo falha, a respiração fica comprometida e cada segundo conta para evitar asfixia, perda de consciência e até a morte.

Como identificar um engasgo?

O engasgo pode acontecer de forma repentina e, em alguns casos, se resolver sozinho quando as vias respiratórias são liberadas. Porém, quando a obstrução persiste e não há socorro imediato, o risco de asfixia é alto.

Entre os sinais mais comuns de que alguém está sofrendo um engasgo estão:

  • Tosse forte e contínua;
  • Dificuldade para falar;
  • Respiração ruidosa ou com chiado;
  • Inquietação;
  • Levar as mãos ao pescoço, num gesto típico de quem está sufocando.

Leia também: Problemas respiratórios no inverno: especialistas explicam como se proteger

Reconhecer esses indícios e agir rápido é fundamental para evitar complicações e salvar vidas.

Manobra Heimlich
Esses procedimentos devem ser aplicados apenas enquanto a vítima estiver consciente / Foto: Envato Elements

Manobra de Heimlich

Em alguns casos, será necessário reverter o engasgo realizando a chamada manobra de Heimlich. Em adultos e crianças maiores, o socorrista deve:

Se posicionar atrás da vítima > evolver o abdômen com os braços > e com uma das mãos fechadas logo acima do umbigo, aplicar movimentos rápidos e firmes para dentro e para cima até que o objeto seja expelido.

Leia também: Cuidador de idosos: o que é e quanto custa contratar esse profissional?

Em crianças pequenas, é indicado ajoelhar-se para ajustar a altura.

Nos bebês, a orientação é diferente:

O primeiro passo é colocá-los de bruços sobre o antebraço, com a cabeça levemente mais baixa que o corpo, e aplicar cinco tapas firmes no centro das costas.

Depois, deve-se virar o bebê de barriga para cima e realizar cinco compressões suaves sobre o esterno, na linha dos mamilos, alternando até que o socorro chegue ou o objeto seja retirado com segurança.

Esses procedimentos devem ser aplicados apenas enquanto a vítima estiver consciente. Em caso de perda de consciência, é fundamental buscar atendimento médico de urgência e manter os primeiros socorros até a chegada dos profissionais.

Leia também: Dor de cabeça ou enxaqueca? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

Embora qualquer pessoa possa aprender técnicas de desengasgo, o diagnóstico de problemas de saúde e a prescrição de tratamentos são responsabilidades exclusivas de médicos e cirurgiões-dentistas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias