Estradiol: para que serve o exame e como ele funciona?
Envato
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSimples e rápido, o teste ajuda a identificar disfunções que podem afetar diferentes fases da vida e orientar tratamentos mais precisos.
Segundo a Rede D'Or São Luiz, após uma simples uma coleta de sangue, o material segue para o laboratório, onde passa por métodos específicos de medição do estradiol.
Leia também: 10 exames essenciais para quem tem mais de 50 anos
O procedimento costuma ser rápido e os resultados, embora dependam da rotina de cada unidade, geralmente ficam prontos em poucos dias. Por envolver apenas a punção da veia, os riscos são mínimos e o paciente enfrenta, no máximo, desconforto passageiro ou pequeno hematoma no local.
O que o exame pode revelar?
O estradiol, um dos principais hormônios estrogênicos, desempenha funções decisivas no organismo, especialmente no sistema reprodutivo da mulher.
Por isso, o teste é útil em várias situações:
- Monitoramento da função ovariana;
- Avaliação da puberdade e da menopausa;
- Investigação de possíveis problemas de fertilidade; e
- Acompanhamento de tratamentos hormonais.
Em homens, a dosagem também pode ajudar no diagnóstico de disfunções hormonais.
Leia também: Estas pessoas poderão realizar, de graça, exames periódicos na rede da Geap; veja se você está na lista
Sinais que podem exigir a investigação
A solicitação do exame costuma ocorrer quando o paciente apresenta indícios de desequilíbrio hormonal, entre os sinais mais frequentes estão alterações no ciclo menstrual, ondas de calor, queda da libido e secura vaginal.
Outros sintomas, como acne persistente, fragilidade de unhas e cabelos, atraso puberal, disfunção erétil e aumento das mamas em homens, também podem motivar a dosagem.
Leia também: Cinco alterações em exames de rotina que devem alertar para sua saúde
Quem pode pedir o exame?
Por envolver diferentes áreas da saúde, o pedido do exame não fica restrito a um único especialista. Ginecologistas e obstetras estão entre os que mais solicitam o teste, mas endocrinologistas, urologistas, mastologistas e clínicos gerais também recorrem ao exame para complementar a investigação clínica.
Para evitar interferências nos resultados, uma recomendação frequente é suspender o uso de biotina, presente em suplementos vitamínicos cerca de três dias antes da coleta.
Leia também: Instituições de saúde alertam para golpe envolvendo falsa entrega de exames
Informar ao laboratório o uso de medicamentos, como anticoncepcionais, também é fundamental para garantir uma interpretação correta dos valores do exame de estradiol.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
