Foto: Envato Elements/ oneinchpunchphotos
Por Joyce Canele
[email protected]Quando o assunto é a saúde após os 60 anos, os dois termos mais mencionados são geriatria e gerontologia. No entanto, apesar de terem o mesmo objetivo, são áreas distintas. Mas você sabe a diferença?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a geriatria é uma especialidade médica voltada para o cuidado com a saúde dos idosos. De maneira simples: assim como a pediatria cuida das crianças, a geriatria atende às particularidades da maturidade.
O geriatra, profissional especializado nessa área, é o médico preparado para promover o envelhecimento saudável, prevenir doenças e tratar condições comuns dessa fase da vida, como problemas resultantes de quedas, demência e doenças crônicas.
Já a gerontologia é um campo mais amplo, que estuda o envelhecimento sob diversos aspectos: biológico, psicológico e social. Profissionais de áreas como psicologia, enfermagem, serviço social, educação física e fisioterapia podem se especializar em gerontologia para entender melhor o processo de envelhecimento e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Com o envelhecimento acelerado da população brasileira, cresce também a demanda por profissionais qualificados em gerontologia. Esses especialistas podem atuar em diversos espaços: unidades de saúde, equipamentos da assistência social, empresas, escolas, universidades, centros de formação e até mesmo no sistema prisional. Vale citar que o profissional de gerontologia é essencial para a construção de políticas públicas e programas que incentivem o envelhecimento ativo e saudável.
Em suma, enquanto a geriatria tem foco no tratamento médico, a gerontologia busca compreender o envelhecimento de forma mais global, considerando também o contexto social e cultural. Essas duas áreas se complementam e são fundamentais para garantir mais saúde, bem-estar e dignidade aos idosos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.