Lavanda: 5 motivos para incluir a planta no seu dia a dia

Foto: Envato Elements

Tanto o óleo quanto as flores possuem propriedades medicinais - Foto: Envato Elements
Tanto o óleo quanto as flores possuem propriedades medicinais

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 08/10/2025, às 09h04

A lavanda está presente em velas, óleos, chás e até produtos de limpeza. Essa planta é muito mais do que um perfume agradável, além de ser fácil de cultivar, a lavanda tem uma longa lista de benefícios terapêuticos, que vão desde o alívio do estresse até a melhora do sono e da dor.

Segundo o Cleveland Clinic, a erva com flores pequenas e de cor vibrante, além de decorar jardins e janelas, carrega compostos com efeitos calmantes e anti-inflamatórios.

Leia também: O que significam os símbolos das etiquetas de roupa? Entenda antes de lavar

Tanto o óleo quanto as flores possuem propriedades medicinais. Por isso, é comum vê-la em forma de óleo essencial, extrato, chá ou até como ingrediente culinário. Confira a seguir 5 benefícios da lavanda:

1. Sono tranquilo

O cheiro da planta estimula a produção natural de melatonina, o hormônio do sono, ajudando o corpo a relaxar antes de dormir.

Colocar algumas gotas de óleo essencial no travesseiro ou usar difusores aromáticos é uma forma simples de criar um ambiente propício ao descanso.

Leia também: Itens que facilitam a faxina da casa com menos esforço

2. Redução de dor e inflamação

A planta pode auxiliar na recuperação muscular e aliviar incômodos físicos. Um exemplo é o uso do óleo essencial diluído em óleo de coco ou amêndoas para massagear áreas doloridas.

3. Ansiedade e humor equilibrado

O aroma da lavanda atua diretamente no sistema nervoso, ajudando a reduzir níveis de estresse e ansiedade. Segundo a aromaterapia, a lavanda diminui a pressão arterial e melhora o humor. 

4. Alívio para cólicas menstruais

Além do efeito relaxante, a lavanda também pode ajudar durante o ciclo menstrual. A inalação do aroma da planta ou a aplicação do óleo no abdômen ajuda a reduzir as dores das cólicas, especialmente quando usada de forma contínua nos primeiros dias do período.

5. Conforto digestivo

Em bebês, massagens com óleo de lavanda diluído podem ajudar a reduzir cólicas e o tempo de choro. Em adultos, o chá preparado com as flores auxilia na digestão e acalma o estômago.

Leia também: Custos do setor médico dispararam em 2024 com alta em medicamentos e cirurgias

lAVANDA OLEO
Foto: Envato Elements

A lavanda é versátil e pode ser usada de várias maneiras. Em aromaterapia, algumas gotas do óleo essencial em um difusor bastam para perfumar o ambiente.

Para uso corporal, o ideal é misturá-lo com um óleo vegetal antes de aplicar na pele. Já o chá, preparado com flores frescas ou secas, oferece um momento de pausa no dia.

Leia também: Traças em casa? Veja de onde elas surgem e como eliminá-las de vez

Quem prefere algo mais artesanal pode usar flores secas para fazer sachês, sabonetes ou até incluir pequenas quantidades na culinária, como nas tradicionais ervas de Provença.

Cuidados necessários

Apesar de ser considerada segura, a lavanda deve ser usada com moderação. O óleo essencial não deve ser ingerido, pois pode irritar a garganta e até ser tóxico. Em crianças, o uso excessivo de lavanda deve ser evitado, especialmente em produtos corporais. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias